Sindicatos de todo o Paraná se reúnem na sede do MPT para o lançamento do Fórum Estadual de Liberdade Sindical

(Curitiba, 13/03/2018) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e entidades sindicais do estado lançaram, nesta segunda-feira (12), o Fórum Estadual de Liberdade Sindical. A cerimônia de abertura foi realizada na sede do MPT-PR, em Curitiba. O objetivo do fórum é oferecer um espaço de diálogo para que o MPT e as entidades participantes estabeleçam as melhores maneiras de promover a liberdade sindical.

O evento contou com a presença de 200 pessoas, entre representantes do MPT, Justiça do Trabalho, Ministério do Trabalho, centrais sindicais, sindicatos de trabalhadores e sindicatos patronais. O procurador-chefe do MPT-PR, Gláucio Araújo de Oliveira, abriu o evento destacando a importância do papel que o fórum exercerá. "Acredito que este espaço será de muita discussão e diálogo para que possamos contribuir para a melhor interpretação da nova legislação trabalhista", afirmou. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região (TRT9), Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, também ressaltou a relevância do lançamento do fórum, especialmente em razão das recentes modificações na legislação trabalhista do país. Para a presidente do TRT9, o fórum "marca a tomada de posição dos representantes sindicais a respeito dos rumos que o sindicalismo brasileiro terá daqui para frente"

 

O fórum funcionará seguindo três eixos principais de atuação: negociações coletivas, atos antissindicais e custeio das entidades sindicais. De acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto, um dos idealizadores do fórum, este é um manifesto da missão do MPT: "a Constituição de 1988 coloca o Ministério Público como promotor dos direitos fundamentais e atribui aos sindicatos a defesa dos interesses dos trabalhadores. Portanto, somos protagonistas nesta promoção da liberdade sindical".

O advogado trabalhista Sandro Lunard agradeceu a iniciativa de Oliveira Neto. Para Lunard, este ato "revela a maturidade e a unidade" do movimento sindical paranaense. "É um processo de confiança entre as entidades sindicais e trabalhistas e o MPT para se construir uma agenda de interesses comuns a todos. Temos muito a ensinar ao Brasil", disse.

No encerramento da cerimônia, o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, parabenizou os presentes por continuar atuando num momento em que os trabalhadores no mundo inteiro têm sofrido um processo de desumanização. "Não existe uma solução mágica [para se ter um movimento sindical efetivamente livre]. Teremos que debater e lutar para que o movimento não pereça", finalizou.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela página do Facebook do MPT-PR. Clique aqui para assistir.