Debate sediado no MPT-PR marca Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

(Curitiba, 23/07/2018) Em 27 de julho comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para marcar a data, a Fundacentro-PR promove um debate sobre a saúde do trabalhador no contexto atual da Previdência Social. O evento, que acontece no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, é uma parceria com o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Defensoria Pública da União (DPU), (Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná (SindPrevs) e Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC).

O objetivo é debater os impactos das alterações e revisões da política de Previdência Social na saúde dos trabalhadores, resgatando a proposta da Seguridade Social inscrita na Constituição Federal de 1988 na perspectiva de garantia de direitos. Além disso, pretende-se refletir sobre a importância das análises da incapacidade considerando os fatores biopsicossociais – ou seja, o contexto social dos trabalhadores que impactam diretamente no processo de adoecimento – e não apenas sob o olhar biomédico.

O painel será formado por quatro palestrantes: Viviane Aparecida Pereira Peres (assistente social do INSS e conselheira do Conselho Regional de Serviço Social da 11ª Região do Paraná), Elver Moronte (médico do trabalho do MPT-PR), Carolina Balbinott Bunhak (defensora pública Federal de Direitos Humanos da Regional do Paraná e Santa Catarina), e Zuher Handar (médico do trabalho e consultor da SST para a OIT-Brasil).

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 26 de julho pelo link http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/detalhe-do-evento/2018/7/painel-saude-do-trabalhador-um-debate-necessario-sobre-o-contexto-atual-da-previdencia.

Saiba mais e veja a programação aqui.

Serviço
O quê: Debate sobre saúde do trabalhador em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Quando: 27 de julho, das 13h às 17h30
Local: Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho no Paraná (Av. Vicente Machado, 84, Centro – Curitiba/PR)

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br