MPT-PR lança pacto pela inclusão da população negra no mundo de trabalho

(Curitiba, 27/11/2018) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) lança, em 29 de novembro, o Pacto pela Inclusão da População Negra no Mundo do Trabalho no Paraná. O documento será apresentado durante uma audiência pública para discutir boas as práticas de empresas paranaenses com relação à contratação de trabalhadores negros e negras. 

O Pacto foi adaptado pelo MPT-PR, a partir de uma proposta da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, em conjunto com diversas instituições e entidades representativas dos movimentos negros. O evento, que começa ás 14h, será transmitido ao vivo pela fanpage do MPT no Facebook: https://www.facebook.com/mptpr/

Rede facilitadora – O pacto irá integrar uma rede facilitadora formada por empresas, sindicatos, universidades, entidades dos movimentos negros e organizações sociais. Seu objetivo é “aproximar quem quer contratar e quem precisa ser contratado, otimizando a inclusão qualificada de jovens negros e negras no mercado de trabalho”, diz o texto do documento.

O documento traz diretrizes gerais para as empresas signatárias e também para o MPT, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as organizações não-governamentais da sociedade civil que dele fizerem parte.

Entre as diretrizes para as empresas estão: a constituição de uma comissão interna para tratar da diversidade na dentro da organização, elaboração de censo entre empregados com recorte de raça/cor, gênero e etnia, e criação de mecanismos de promoção da igualdade. Outras linhas de ação seriam a promoção da diversidade racial nas campanhas publicitárias da empresa e o encaminhamento periódico de informações sobre as medidas adotadas.

Acesse o texto completo do pacto clicando aqui.

Serviço
O quê: Audiência Pública e lançamento do Pacto pela Inclusão da População Negra no Mundo do Trabalho.
Quando: 29 de novembro, às 14h.
Local: auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (Av. Vicente Machado, 84 - Centro - Curitiba/PR)
Aberto ao público

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br