Seminário debate papel do setor financeiro no combate a trabalho escravo e tráfico de seres humanos

(Brasília,1/3/2019) O Ministério Público do Trabalho e a Repórter Brasil, realizam no próximo dia 15 de março o seminário "O papel do setor financeiro no combate ao trabalho escravo e o tráfico de seres humanos". O evento tem o apoio da Universidade das Nações Unidas e da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro para a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos - e acontecerá em São Paulo, no Complexo Aché Cultural (prédio do Instituto Tomie Ohtake), entre 8h45 às 13h. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia.

Este será o primeiro seminário do gênero no país e irá reunir representantes dos setores bancário e financeiro, de empresas e órgãos do poder público que atuam na regulação do setor financeiro e no combate ao trabalho escravo, da sociedade civil, além de representantes das Nações Unidas. O objetivo é discutir como o setor está combatendo o trabalho escravo no Brasil e no mundo e quais são os desafios e perspectivas para o desenvolvimento de políticas corporativas e marcos regulatórios nesse sentido.

O setor financeiro tem desempenhado um papel fundamental no combate a esse crime no Brasil desde que o governo federal passou a disponibilizar informação qualificada sobre o problema, tornando possível o gerenciamento de risco junto a clientes e parceiros. Isso contribuiu para a implementação de políticas de compliance e due diligence e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.

O seminário dialoga com a Liechtenstein Initiative, que atua para criar uma recomendação global para que instituições financeiras e investidores combatam esse crime. Como resultado, espera-se que mais empresas do setor incluam a erradicação do trabalho escravo contemporâneo como uma preocupação em seu negócio.

O procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, abre o evento. Entre os palestrantes convidados está o diretor do Centro para Pesquisa de Políticas da Universidade das Nações Unidas e secretário da Liechtenstein Initiative para o Setor Financeiro, James Cockayne. Também participam dos painéis procuradores do MPT, como o assessor internacional da PGT, Thiago Gurjão; o coordenador da iniciativa Smart Lab de Trabalho Decente, Luis Fabiano de Assis; e o coordenador do Grupo de Trabalho de Instrumentos Econômicos e de Governança do MPT, Rafael de Araújo Gomes. O procurador do MPT Gustavo Accioly fará a apresentação da campanha “Não somos escravos da moda”.

Também participam como painelistas o jornalista Leonardo Sakamoto, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão; Denise Hills, presidente da Rede Brasil do Pacto Global; Flávia Scabin, coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP); Aron Belinky, pesquisador e consultor; e Anita Ramasastry, diretora do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Internacional Sustentável da Faculdade de Direito da Universidade de Washington.

Importante: A inscrição é aberta ao público, mas o evento dará preferência a representantes dos setores financeiro, da área de sustentabilidade de empresas, de órgãos do poder público que atuam na regulação do setor financeiro e no combate ao trabalho escravo, além de instituições da sociedade civil que atuam nesses temas.

Inscrições: reporterbrasil.org.br/evento-setor-financeiro/

(*Informações da Repórter Brasil)