Abril Verde: movimento de prevenção e conscientização promove palestra em parceria com Ministério Público do Trabalho

Em São José dos Pinhais, a campanha de âmbito nacional ‘Abril Verde’, promoveu na tarde desta terça-feira (09/abril) por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMARH) palestra em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) dedicada ao mês de prevenção e conscientização sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho, o prefeito Toninho Fenelon acompanhou o evento.

 

A palestra reuniu na Câmara Municipal (CMSJP) representantes de diversas secretarias municipais, diretores de departamento além dos secretários Carlos Pereira (Administração e Recursos Humanos), Fabrício Tambolo (Transporte e Trânsito), Fabiano da Rosa (Segurança), Imar Augusto (Educação e Cultura), Irapuã Côrtes (Trabalho, Emprego e Economia Solidária), Paulo Magnuskey (Recursos Materiais e Licitações) Rita Meyer (Habitação), Sônia Arruda (Assistência Social). O movimento ‘Abril Verde’ recebe apoio da Divisão de Avaliação da Saúde do Servidor (DASS) e do Serviço Interno de Segurança e Saúde do Trabalho – o SIST, parceiro do evento.

Na ocasião foram abordados assuntos mais relevantes do tema como a importância das Políticas Públicas, a proteção efetiva do dia a dia no ambiente de trabalho, o enfrentamento de problemas e a busca por resultados e soluções além da difusão e compartilhamento de projetos e de materiais educativos destinados especialmente à população.

Breve histórico

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, é lembrado em todo o mundo no próximo 28 de abril, data estabelecida por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Promulgada no Brasil, em maio de 2005, a Lei Federal nº. 11.121 criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

 

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais.