Tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo é tema de seminário em Curitiba

(Curitiba, 31/07/2019) Com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/Paraná), a Polícia Rodoviária Federal (PFR) e o Governo do Paraná realizaram, nos dias 30 e 31 de julho, o III Seminário de enfrentamento ao tráfico de pessoas. O evento aconteceu no auditório da sede da PRF, em Curitiba, e contou com apresentações de representantes do MPT, Justiça do Trabalho, Secretaria Especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do estado do Paraná, Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humano e de outras instituições.

A procuradora do Trabalho Cristiane Lopes proferiu a palestra “O trabalho escravo contemporâneo nas cadeias produtivas”. Ela ressaltou a importância de combater a precarização das relações de trabalho para reduzir os casos de trabalho escravo e tráfico de pessoas. “As subcontratações ocorrem para baratear custos de produção, mas não elidem a responsabilidade dos elos economicamente poderosos das várias cadeias produtivas nas quais são reiterados os flagrantes de trabalho escravo: confecções, construção civil, garimpos, erva mate, mandioca reflorestamento, sucroalcoleiro”, afirmou. “Esses segmentos econômicos são exemplos de cadeias produtiva nas quais, no topo, estão grandes empresas e na base o trabalho degradante.” Além disso, Cristiane ressaltou a importância de desenvolver políticas públicas que gerem alternativas de ocupação digna para as pessoas mais vulneráveis.

Observatório – Em sua apresentação sobre a Política Nacional de Erradicação ao Trabalho Escravo, o coordenador-geral de Combate ao Trabalho Escravo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Dante Cassiano Viana, citou dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. O observatório é um trabalho desenvolvido na iniciativa Smart Lab de Trabalho Decente, laboratório multidisciplinar de gestão do conhecimento criado por meio de uma parceria entre o MPT e a Organização Internacional do Trabalho.


Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br