MPT/Paraná se reúne com motofretistas para discutir bloqueios de trabalhadores nas plataformas digitais

(Curitiba, 16/08/2019) O Ministério Público do Trabalho realizou, nesta sexta-feira (16/08), uma reunião com motofretistas de aplicativos de entrega para discutir as suas condições de trabalho e os bloqueios efetivados a muitos desses trabalhadores pelas plataformas digitais. A reunião foi conduzida pelo procurador do Trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto. Além de dezenas de motofretistas, participaram da reunião o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, Sidnei Machado, e o presidente do Sindicato dos Motofretistas de Curitiba (Sintramotos) Cacá Pereira.

 

A reunião foi marcada após o MPT receber denúncia do Sintramotos sobre o bloqueio de motofrestistas em razão de manifestações contra a precariedade das suas condições de trabalho. Com o bloqueio, os profissionais não podem acessar as plataformas e realizar o seu trabalho. Durante o encontro, os trabalhadores falaram sobre os principais problemas enfrentados no dia a dia e a falta de assistência por parte das empresas que controlam as plataformas digitais. A queixa mais urgente, entretanto, é a questão dos bloqueios a trabalhadores realizados pelos aplicativos durante essa semana.


O procurador do Trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto comunicou aos presentes que notificará as empresas para se manifestarem sobre os bloqueios. De acordo com o procurador, como esse tipo de medida adotado pelas empresas impede os profissionais de exercerem a sua atividade, a atuação do MPT se concentrará nesse momento em tentar viabilizar o imediato desbloqueio daqueles que sofreram punição pelo simples fato de terem se manifestado sobre suas condições de trabalho.


Além da questão mais urgente dos bloqueios, o procurador falou também sobre o procedimento promocional que está sendo conduzido pelo MPT em relação ao trabalho em plataformas digitais de entregas. O procedimento está sendo desenvolvido em parceria com a UFPR e tem como objetivo identificar como se dá a relação entre as empresas e os trabalhadores.


Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br