Assembleia Legislativa do Paraná sedia Fórum de Aprendizagem

(Curitiba, 30/10/2019) A Assembleia Legislativa do Paraná sediou, nesta terça-feira (29/10), reunião do Fórum de Aprendizagem do estado. O evento aconteceu no Plenarinho da Casa de Leis e contou com a participação de deputados estaduais, representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do Ministério Público do Paraná, da Superintendência Regional do Trabalho do Ministério da Economia, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e de outras entidades envolvidas com a promoção da aprendizagem. O Fórum de Aprendizagem do Paraná é organizado pelo Ministério Público do Trabalho no estado.

Organizadora do Fórum, a procuradora regional do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Mariane Josviak, comentou que a ideia do evento é fazer com que a legislação sobre a aprendizagem se fortaleça cada vez mais no estado e em âmbito nacional. "Queremos que os deputados apoiem as legislações existentes e ajudem a impedir leis que possam vir a diminuir a possibilidade de vagas de aprendizes". De acordo com a procuradora, hoje, há no Brasil 500 mil vagas de aprendizes, sendo 30 mil no Paraná e perto de 10 mil em Curitiba. "Precisamos ampliar estas vagas, e a administração pública pode entrar nesse processo. O Legislativo também pode entrar nesse processo contratando menores aprendizes através de uma instituição parceira", sugeriu. A procuradora ainda explicou que, no Paraná, a lei 15.200/2016, que consiste na contratação de 700 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, pode ser ampliada. "Vamos ampliar essa lei porque, se um adolescente do aprendiz custa à administração pública R$ 1.300, um jovem que chegou a cometer infração penal custa R$ 13 mil para mantê-lo. Então, vamos trabalhar antes", observou. "Através da aprendizagem, os jovens têm a oportunidade de voltar à escola, se profissionalizar em uma instituição e depois ter um salário, e isso muda toda a vida dele", completou.

O deputado Bacil, um dos responsáveis pela iniciativa da realização da reunião do Fórum na Assembleia, destacou que as formas de trabalho mudaram e que devemos nos adaptar aos novos tempos. "Como parlamentares, podemos auxiliar com leis e projetos que fomentem essa iniciativa". O deputado Francischini, que também participou da iniciativa de levar o evento do Fórum para a Assembleia, ressaltou a importância da participação dos setores público e privado na promoção da aprendizagem. "Com este evento, queremos trazer à tona a importância do jovem aprendiz e sensibilizar entidades públicas e privadas a cumprirem as cotas. Também queremos aprender mais sobre o tema para melhorar leis existentes e darmos o respaldo necessário ao jovem que busca o primeiro emprego", afirmou o deputado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.mp.br
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009