MPT-PR firma convênio para disponibilização de vagas a adolescentes em situação de risco em cursos de aprendizagem

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) firmou, nesta tarde (28), convênio com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Senai, Senac e Senar. O objetivo é desenvolver ações conjuntas voltadas para cursos de aprendizagem profissional de adolescentes em situação de risco social decorrente do trabalho.

Segundo a procuradora-chefe substituta do MPT-PR, Viviane Weffort, a celebração desse convênio é um passo decisivo para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e para a regulação do trabalho do adolescente.

As entidades vão disponibilizar vagas em cursos de aprendizagem profissional a adolescentes em situação de risco. De acordo com a procuradora Mariane Josviak, uma das idealizadoras do projeto, o MPT e a SRTE, quando localizarem adolescentes trabalhando irregularmente, como na panfletagem ou na agricultura, vão encaminhá-los para os programas de aprendizagem. Para o superintendente regional do trabalho, Elias Martins, o convênio materializa a intenção de atender as demandas de profissionalização desses adolescentes. “Não é só tirar as crianças do trabalho, nós temos que buscar alternativas”, ressalta.

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR