MPT-PR estimula diálogo entre responsáveis pelo transporte coletivo na região de Curitiba para proteção à saúde dos trabalhadores

(Curitiba, 7/7/2020) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) realizou, nesta segunda-feira (6 de julho), uma reunião virtual com representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Urbanização de Curitiba (Urbs) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O objetivo foi estabelecer um canal de diálogo com os responsáveis pelo transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana a respeito da tutela dos trabalhadores e da população em virtude do Sars-Cov2 e da pandemia da Covid-19.

Durante o evento, o Sindimoc informou que foi procurado por 236 trabalhadores com suspeita de contaminação pela Covid-19 nos últimos 15 dias. Além disso, noticiou que existem mais de 20 trabalhadores contaminados pelo vírus e já houve três óbitos. O Sindicato rouxe a preocupação com o aumento de casos de contaminação entre os trabalhadores (motoristas e cobradores) e defendeu a adoção de protocolo de testagem.

A Urbs informou que várias medidas vêm sendo tomadas, com destaque para a fiscalização dos veículos e terminais, fornecimento de máscaras, campanhas para adoção de cartão eletrônico pelos passageiros e a adoção de um protocolo para reduzir os riscos de contaminação. Entre as preocupações da Urbs estão a ausência de dados que possam atestar o risco de contaminação no interior de transportes coletivos e a insuficiência de veículos para garantir o distanciamento dos passageiros.

Por sua vez, a Comec afirma que adota um protocolo para prevenção à Covid-19 desde março, destacando as peculiaridades do transporte metropolitano marcado por grandes distâncias. De acordo com os representantes, também estão sendo feitas campanhas para a utilização da máscara por toda a população, além da higienização dos veículos e dos terminais.

Urbs e Comec informam que os trabalhadores em grupo de risco contratados pelas empresas concessionárias já foram afastados. A Urbs também confirmou 8 casos de Covid-19 entre motoristas e cobradores.

Uma nova reunião deverá ser realizada em breve.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
prt09.ascom@mpt.mp.br 
facebook.com/mptpr