Fórum Estadual Lixo e Cidadania discute incineração e a PNRS

(Curitiba, 4/9/2020) O Fórum Estadual Lixo e Cidadania realiza, em 14 de setembro, um webinário sobre “Incineração e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305) e Plano Nacional de Resíduos Sólidos”. O evento começa às 14h e será transmitido pela página do MPT-PR no Youtube.

O debate será mediado por Margaret Matos de Carvalho, procuradora-chefe do MPT-PR e integrante da coordenação colegiada do Fórum Paranaense Lixo e Cidadania, cujo objetivo é a implementação da PNRS com a inclusão socioprodutiva das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis. Veja quais serão os convidados e os temas discutidos:

Tema 1 – Incineração e Reciclagem. Licenciamento Ambiental para Incineradores, incluindo as Cimenteiras.
Charles Carneiro: Pós-doutor em Engenharia e Ciência da Água - UNESCO-IHE (Holanda), Doutor em Geologia - Geoquímica de Águas – UFPR (Brasil), Mestre em Ciência do Solo – UFPR (Brasil),Especialização em Gestão Integrada de Lagos - ILEC (Japão). Atualmente, é professor de mestrado no ISAE/FGV e Coordenador de Projetos Sustentáveis da SEDEST.
Ivonete Chaves: Engenheira química com MBA – Analista Ambiental. Atualmente, é gerente de Licenciamento Ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos, com atuação nas áreas de análise, avaliação e deliberação de processos de licenciamento ambiental e de autorização ambiental para gerenciamento de resíduos sólidos.

Tema 2 - Aspectos técnicos
Jorge Ulisses Guerra Villalobos: Doutor em ciências pela Universidade de São Paulo, advogado, professor das disciplinas de Planejamento e Gestão Territorial e Direito Ambiental na Universidade Estadual de Maringá, coordenador do projeto de pesquisa Observatório Ambiental, pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Região Metropolitana de Maringá e membro do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial.

Tema 3 - Posicionamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Roselaine Ferreira: Representante Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR, integrante do Instituto Lixo e Cidadania e da Rede Cataparaná.
Alex Cardoso: integrante da equipe de articulação nacional do MNCR.

Tema 4 – Contextualização jurídica
Saint-Clair Honorato Santos: Procurador de Justiça do MP-PR.

O Fórum – Criado em 30 de abril de 2001, o Fórum é um espaço de articulação para planejamento e implementação de ações de combate à erradicação do trabalho infantil, apoio e fortalecimento ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis e à erradicação dos lixões. Atualmente, congrega mais de uma centena de entidades parceiras.

SERVIÇO
Live da Reunião do Fórum Estadual Lixo e Cidadania
Tema: Incineração e PNRS (Lei 12.305)
Data: 14 de setembro, às 14h
Link de acesso: https://bit.ly/3gOBgX5

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
prt09.ascom@mpt.mp.br
facebook.com/mptpr

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009