Mercados de Umuarama devem contratar aprendizes até 17 de agosto

Supermercados de Umuarama comprometeram-se com Ministério Público do Trabalho no Paraná a contratar jovens aprendizes. Todas as empresas do ramo da cidade, com exceção de duas da rede Walmart, assinaram um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT-PR.

Segundo o procurador Paulo Penteado Crestana, todos devem cumprir a cota de aprendizagem, viabilizando o início de uma turma de “auxiliar administrativo no setor supermercadista” no SENAC, que contará com 40 alunos. Além disso, devem zelar para que os jovens exerçam atividades correlatas com o curso teórico e que menores de 18 anos não trabalhem em atividades proibidas para a faixa etária (perigosas, insalubres, penosas, caracterizadas como piores formas de trabalho infantil ou em horário noturno).

Mesmo sem ter assinado o termo de ajuste de conduta, o Walmart se comprometeu a contratar 11 aprendizes, mas deve comparecer à sede do MPT em Umuarama para firmar termo de compromisso, caso contrário, será ajuizada Ação Civil Pública contra a rede.

As empresas têm até 17 de agosto para realizar as contratações. Caso as obrigações sejam desrespeitadas, os mercados deverão pagar multa de R$ 5 mil por cláusula descumprida e de R$ 5 mil por aprendiz não contratado, reversível ao Fundo da Infância e da Adolescência de Umuarama.

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR