Candidatos ao Governo do Paraná são convidados a assinar carta-compromisso com propostas de políticas estaduais para resíduos sólidos e para redução de uso de agrotóxicos

(Curitiba, 18/09/2018) Os candidatos ao Governo do Paraná nas eleições de 2018 foram convidados a participar da reunião extraordinária do Fórum Estadual do Lixo e Cidadania e do Fórum Contra os Agrotóxicos, nesta quinta-feira (20 de setembro) e assinar uma carta-compromisso com um conjunto de propostas para a superação dos desafios colocados pela geração, manejo e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. O evento será realizado no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PRT9), em Curitiba, às 14h.

Documentário “Agrofloresta é Mais” será lançado nesta quinta-feira durante Fórum no MPT-PR

(Curitiba, 11/09/2018) Nesta quinta-feira (13 de setembro), durante a reunião do Fórum Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco no Paraná, em Curitiba, acontece o lançamento do documentário “Agrofloresta é Mais”. Dirigido por Beto Novaes, que estará presente ao evento, o filme registrou o cultivo de alimentos agroecológicos no Acampamento José Lutzenberger, em Antonina (Paraná).

Seminário Aprendizagem: Fonte de beneficio mútuo entre empresário e aprendiz

(Curitiba, 29/08/2018) Nos dias 30 e 31, a cidade de Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná) recebe o "Seminário Aprendizagem: Fonte de Benefício Mútuo Entre Empresário e Aprendiz", que será realizado na Usina Hidrelétrica de Itaipu (Av. Tancredo Neves, 6.371, Foz do Iguaçu, Paraná). O seminário tem como objetivo geral difundir diretrizes e boas práticas, além de ser um espaço de debate de ações que possam dar concretude à inclusão social, educacional e profissional do adolescente no mundo do trabalho, em especial nas áreas rurais.

Inscrições abertas para o Prêmio MPT de Jornalismo 2018

(Brasília, 28/08/2018) Estão abertas, até as 18 horas de 1º de outubro de 2018, as inscrições para o Prêmio MPT de Jornalismo 2018. Serão premiadas as melhores reportagens publicadas nas categorias jornal impresso e revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo, veiculadas de 1º de maio de 2017 a 26 de agosto de 2018. Além disso, haverá o Prêmio Especial MPT de Jornalismo e o Prêmio Especial Fraudes Trabalhistas, cujos valores variam entre R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Aprendizagem: MPT, TST e Ministério do Trabalho lutam contra redução da CBO

(Curitiba, 27/08/2018) Nesta quarta-feira (29 de agosto), uma reunião na Casa Civil da Presidência da República vai debater a revisão das funções que demandam formação profissional metódica constantes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que serve como base de cálculo para cota de aprendizes. O Ministério Público do Trabalho no Paraná e várias instituições que se mobilizam pela aprendizagem veem essa iniciativa com preocupação, pois caso a CBO seja revista pode haver retrocesso com a redução do número de funções para a contratação de aprendizes e, assim, menos jovens terão a garantia do direito à aprendizagem.