Grupo de Estudos Interinstitucional de Gênero traça iniciativas para fortalecer atuação

(Curitiba, 27/04/2018) Com iniciativas para fortalecer a atuação e buscar apoio de outras instituições públicas, o Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público reuniu-se na última quarta-feira, 25, na sede da Justiça Federal no Paraná, no Ahu. Foram pauta da reunião estratégias que reforçam a ações interinstitucionais do grupo, a exemplo de tratativas com personalidades do Judiciário e Executivo, e discussões preliminares para realização de evento internacional sobre igualdade de gênero no próximo ano.

 

As definições também se concentraram no formulário para compilar informações que reflitam os índices de igualdade entre homens e mulheres nas três etapas das carreiras do MP e Judiciário – ingresso, provimento/progressão. O grupo optou em adotar o mesmo formulário eletrônico utilizado em pesquisa recente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Trata-se do Projeto Cenários do CNMP, que visa levantar vários aspectos do MP brasileiro e cuja primeira fase contempla a obtenção de dados sobre gênero e o desenvolvimento de estratégias para aperfeiçoamento institucional nas temáticas relativas à igualdade e diversidade. As participantes concluíram que o formulário do CNMP pode ser transposto e adaptado a fim de ser respondido também pelo Judiciário.

Histórico – A primeira reunião do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público foi realizada em março de 2017. As discussões naquela oportunidade resultaram na oficialização de um termo de parceria, em 21 de junho, no qual as instituições participantes comprometeram-se a somar esforços para melhorar os índices de igualdade entre homens e mulheres no âmbito das entidades que compõem o sistema de justiça paranaense.

O grupo é composto por representantes do Ministério Público do Paraná (MPPR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), Justiça Federal do Paraná (JFPR), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR), Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe), Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra Paraná).

A próxima reunião do grupo está programada para o dia 7 de junho na Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), no centro Cívico.

 

Fonte: MPF/Paraná.

Foto: TRT 9ª Região.