MPT em Pato Branco realiza atividades alusivas ao Abril Verde

(Pato Branco, 15/05/2018) Durante o mês de abril, a Procuradoria do Trabalho no Município de Pato Branco (PTM/Pato Branco) realizou diversas atividades alusivas à campanha Abril Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção a doenças e acidentes de trabalho.

Inspeção conjunta - No dia 4 de abril, o MPT, representado pela procuradora Luísa Carvalho Rodrigues e com o apoio do perito em engenharia Mauricio Alessandre Gadotti, realizou uma inspeção conjunta com a Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município de Palmas em empresa madeireira naquele município. A inspeção culminou no ajuizamento de ação cautelar de interdição do estabelecimento.

Lançamento oficial e exposição fotográfica - No dia 11 de abril, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), foi realizada uma cerimônia de abertura Abril Verde, tendo sido convidadas diversas entidades parceiras da região, como câmaras de vereadores, vigilâncias em saúde do trabalhador, regionais de saúde, Justiça do Trabalho, Ministério do Trabalho, sindicatos profissionais, universidades, entre outras. No evento, foram apresentados dados de acidentes na região sudoeste e do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Ainda durante a cerimônia, foi lançada a exposição de fotografias “Trabalhadores” e foram debatidas medidas possíveis para o enfrentamento da realidade local.

exposição-abril-verde
exposição-abril-verde

 

Exposição fotográfica com imagens de trabalhadores expostos a riscos de doenças e acidentes de trabalho foi uma das iniciativas que marcaram o Abril Verde em Pato Branco

 

Reunião do Crioart - No dia 17 de abril, ocorreu reunião do Comitê Regional de Investigação dos Óbitos e Acidentes Graves Relacionados ao Trabalho (Crioart), quando foram apresentados casos de acidentes na região, com debates sobre os métodos de investigação.

Câmara de Vereadores - No dia 25 de abril, houve pronunciamento da procuradora do Ministério Público do Trabalho na sessão da Câmara de Vereadores, onde tramita projeto de lei para instituir oficialmente o mês Abril Verde no calendário do município.

Para finalizar as atividades do Abril Verde, todos os integrantes das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador da região foram convidados pelo MPT em Pato Branco para participar do seminário alusivo à campanha organizado pelo MPT e a Fundacentro, realizado no dia 26 de abril, em Curitiba.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento ao trabalhador

(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br