Fórum discute combate ao uso do agrotóxico e controle do tabaco no Paraná

(Curitiba, 13/2/2019) Foi realizada, nesta terça-feira (12 de fevereiro), a primeira reunião do Fórum Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco no Paraná de 2019. O evento reuniu cerca de 70 pessoas e aconteceu no auditório da PRT9.

 

A reunião foi conduzida pelo procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos e contou com a participação da promotora de Justiça em Campo Mourão Rosana Araújo de Sá Ribeiro; da vereadora Maria Letícia Fagundes (PV); de assessores do deputado Goura (PDT), da engenheira sanitarista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Allana Flemming; do presidente da Associação Paranaense de Expostos ao Amianto, Herbert Fruehauf; de membros e servidores do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR); de representantes das secretarias de Estado e Municipal da Saúde; representantes de associações de produtores rurais; de acadêmicos e de outros interessados nos temas do Fórum.

Os participantes discutiram políticas públicas que podem ser adotadas pelo Estado e Município para o combate ao uso de agrotóxicos nas áreas rurais e urbanas. No evento também foi apresentado um relatório com dados do índice de contaminação da água por agrotóxicos por meio de análise dos reservatórios da Sanepar no Paraná (Vigiágua).

O Fórum - A coordenação do fórum é do MPT-PR e do Ministério Público Estadual. É um espaço de articulação para planejamento de ações de combate ao trabalho infantil no fumo, diversificação da cultura para as famílias que vivem do fumo, incentivo aos produtores que têm dívidas com a indústria do fumo, orientação quanto ao uso e malefícios do fumo e de agrotóxicos.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.mp.br

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009