MPT-PR abre inscrições para processo seletivo de estagiários em Direito e Ciências Contábeis

(Curitiba, 11/11/2019) A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 9ª Região lançou nesta segunda-feira (11/11) o edital que regulamenta o 2º Processo Seletivo de Estagiários. O processo é destinado à formação de cadastro reserva para vagas em Direito e Ciências Contábeis em Curitiba. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 25 de novembro.

MPT promove reunião para discutir o papel das cidades na acolhida de migrantes e refugiados

(Curitiba, 5/11/2019) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) promove, no dia 13 de novembro, uma reunião técnica com municípios de Curitiba e Região Metropolitana para discutir o papel das cidades na acolhida de migrantes e refugiados. A ideia é discutir ações em âmbito local e destacar a importância dos municípios como principais acolhedores dessa população, destacando o desenvolvimento de políticas de atendimento a migrantes e algumas necessidades específicas, como a atenção às mulheres migrantes, a geração de oportunidades de trabalho e a segurança alimentar.

Estado do Paraná atende pedido do MPT e deve contratar 700 aprendizes até 2021

(Curitiba, 4/11/2019) Um acordo assinado pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e Governo do Estado do Paraná garante a contratação, até 2021, de 700 aprendizes pelo poder executivo estadual. Os adolescentes de 14 a 18 anos submetidos a medidas socioeducativas (ou que tenham sido beneficiados com remissão) deverão ser contratados via Programa Estadual de Aprendizagem.

Parceria do MPT-PR, Prefeitura de Curitiba, Senai e Ecosystem garante contratação de aprendizes

(Curitiba, 4/11/2019) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), a Prefeitura de Curitiba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a empresa Ecosystem Serviços Urbanos assinaram, na última quinta-feira (31/10), um termo de parceria que garantirá a contratação de 15 adolescentes na modalidade de cota social da aprendizagem. De acordo com o documento, meninos e meninas atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) serão contratados pela Ecosystem, mas trabalharão na área administrativa da FAS. A qualificação ficará sob a responsabilidade do Senai. O termo é resultado de uma ação civil pública proposta pelo MPT-PR. Esta é a primeira vez que o município terá adolescentes admitidos por cota social. Prevista no Decreto Federal 8.740/2016, permite que empresas que não podem ter aprendizes encaminhem adolescentes para órgãos públicos.

MPT-PR promove encontro sobre empregabilidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais

(Curitiba, 30/10/2019) Nesta quarta-feira (30/10), o Ministério Público do Trabalho no Paraná promoveu o Encontro sobre Empregabilidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O evento aconteceu no auditório da sede do MPT/Paraná, em Curitiba, e contou com a participação de representantes do Ministério Público do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná, do Tribunal Regional do Trabalho da 9 Região, da Universidade Federal do Paraná, do Governo do estado do Paraná e de diversas entidades defensoras dos direitos LGBTI.