Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-Mate é criado em Curitiba

(Curitiba, 18/10/2019) A assinatura de um termo de cooperação técnica marcou a instalação oficial do Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-mate, na manhã desta quinta-feira (17 de outubro). O evento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e pelo Fórum Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco no Paraná, reuniu representantes de institutos, universidades, sindicatos, associações, órgãos públicos e agricultores. Assinaram o termo 26 entidades – e outras já demonstraram interesse em aderir ao projeto.

A ideia da criação do observatório já vem de longa data, segundo a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho. O evento desta semana oficializou a criação e incentivou a participação de mais instituições/entidades, que podem se tornar parceiros. Este ano deverá ser realizada uma nova reunião, ainda sem data definida.

Durante o evento, a contadora e representante do Instituto Lixo e Cidadania Rejane Paredes, trouxe um plano de negócios e viabilidade para a implantação de uma agroindústria de beneficiamento de erva-mate orgânica. Além disso, a agência Social Ideias apresentou um estudo de mercado – que reforçou a importância da erva-mate na história do desenvolvimento do Paraná, destacando o fato de ser sinônimo de produtividade aliada à sustentabilidade.

Objetivos – São objetivos do observatório: fomentar os sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate; promover a construção da marca coletiva “erva-mate agroecológica”; incentivar a organização dos agricultores familiares em associações e cooperativas rurais solidárias; contribuir para a construção de um marco legal que favoreça a produção da erva-mate em sistemas tradicionais e agroflorestais por agricultores familiares; incentivar a construção de políticas públicas que garantam o pagamento de serviços ambientais (PSA) em sistemas tradicionais e agroecológicos de produção de erva-mate; elaborar propostas legislativas, com destaque para o manejo sustentável; fomentar a realização de pesquisas, estudos, publicações, conteúdos pedagógicos; organizar parcerias para realização de eventos; incentivar a participação de mulheres, adolescentes e jovens em todas as atividades organizadas pelo observatório; fomentar uma política de assistência técnica e extensão rural específica para sistemas tradicionais e agroecológicos de erva mate para aos agricultores familiares e comunidades tradicionais de sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate; fomentar programas de aprendizagem profissional para adolescentes das famílias envolvidas: fomentar políticas de prevenção e erradicação do trabalho infantil e combate ao trabalho escravo; proteger e promover conhecimentos associados aos sistemas tradicionais e agroecológicos de erva-mate; e elaborar planos de trabalho, quando necessário.

A reunião foi transmitida ao vivo e pode ser acessada na página do MPT-PR no Facebook ou pelo link: https://www.facebook.com/mptpr/videos/2816944158531846/

LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE ASSINARAM O TERMO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO – PRT 9ª REGIÃO
INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ – IAPAR
EMATER – INSTITUTO PARANAENSE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
CPRA – CENTRO PARANAENSE DE REFERÊNCIA EM AGROECOLOGIA
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ – IAP
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA FLORESTAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA – UEPG
FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR DO ESTADO DO PARANÁ - FETRAF-PR
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE UNIÃO DA VITÓRIA
SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR DE BITURUNA (SINTRAF – BITURUNA)
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE REBOUÇAS (STR – REBOUÇAS)
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SÃO JOÃO DO TRIUNFO (STR-São João do Triunfo)
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SÃO MATEUS DO SUL (STR- SÃO MATEUS)
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PALMEIRA
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE RIO AZUL
SINDICATOS DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR DE PINHÃO E REGIÃO – SINTRAF
SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CRUZ MACHADO
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TEIXEIRA SOARES
CENTRO DE ESTUDOS E ASSESSORIA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO – CEASOL
ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DAS VÍTIMAS EXPOSTAS AO AMIANTO E AOS AGROTÓXICOS – APREAA
ASSOCIAÇÃO DAS FAMÍLIAS DE AGRICULTORES EXPERIMENTADORES EM AGROECOLOGIA NO BIOMA DA FLORESTA DE ARAUCÁRIA - (ECOARAUCÁRIA)
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DOS SISTEMAS TRADICIONAIS DE ERVA-MATE (CEDERVA)
CONSELHO GESTOR DA APA DA SERRA DA ESPERANÇA
INSTITUTO OS GUARDIÕES DA NATUREZA

Fotos: Tatiana Oliveira

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br