MPT-PR participa de operação de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes na Ponte da Amizade

(Foz do Iguaçu, 29/2/2024) O Ministério Público do Trabalho em Foz do Iguaçu participou, na quarta-feira (28 de fevereiro), de uma operação integrada com órgãos municipais e federais, com o auxílio de autoridades paraguaias, para repressão e combate à exploração de trabalho de crianças e adolescentes que chegam ao Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, fronteira com o Paraguai.

Operação conjunta na Ponte da Amizade
Operação conjunta na Ponte da Amizade

O objetivo da ação conjunta foi impedir a entrada, no Brasil, de crianças e adolescentes desacompanhados de responsável legal, sem documentação, e/ou com o objetivo de serem explorados para o trabalho.

Foram abordados 96 veículos e 32 crianças/adolescentes ficaram sob a guarda de autoridades paraguaias. Uma dessas crianças, de nacionalidade paraguaia, viria trabalhar nas ruas de Foz do Iguaçu – em sua mochila foram encontrados itens de limpeza de vidros de carro.

Uma criança paraguaia viria trabalhar nas ruas de Foz do Iguaçu
Uma criança paraguaia viria trabalhar nas ruas de Foz do Iguaçu

De acordo com a Procuradora do Trabalho em Foz do Iguaçu, Claudia Honório, que participou da operação, ações como esta são essenciais para o combate ao trabalho de crianças e adolescentes. "Lembra-se que o trabalho em logradouros públicos é uma das piores formas de trabalho infantil, devendo ser combatido. Crianças e adolescentes de outras nacionalidades não podem ser explorados para o trabalho no Brasil, cabendo à rede de proteção garantir seus direitos fundamentais com absoluta prioridade.”

Além do MPT-PR, participaram da operação: a Polícia Federal, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, o Conselho Tutelar, representantes do grupo Cáritas e da OAB, o Consulado Paraguaio, o Ministério Público do Paraguai e a Secretaria de Justiça Social do Paraguai.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Conheça nossas redes

Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana