MPT/Paraná se reúne com sindicato de manequins e modelos para discutir inclusão da população negra no mercado de trabalho

(Curitiba, 31/01/2020) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT/Paraná) se reuniu, nesta quarta-feira (29/01), com representantes do Sindicato de Manequins e Modelos do Paraná (SIMM/Paraná) para discutir a inclusão da população negra no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte de procedimento promocional instaurado pelo MPT/Paraná para sistematizar a atuação da instituição na proteção do direito fundamental da igualdade e da não discriminação da população negra. A reunião contou com a participação da presidente do SIMM-PR, Fisako Kawasaki, e da assistente social da entidade, Elenice Nunes Senedesse; da representante do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE-PR), Simone Paulin; de Maria de Lourdes Santa de Souza, representando a sociedade civil; e de José Maurino, representante da Secretaria da Fazenda do estado do Paraná.

 

 

Na reunião desta quarta-feira, conduzida pela procuradora regional do MPT responsável pelo procedimento promocional, Mariane Josviak, a presidente do SIMM/Paraná se comprometeu a intermediar o contato com o grupo das mulheres empreendedoras da Fecomércio-PR para a realização de um encontro que terá o objetivo de promover o projeto de inclusão de negros e negras no mercado de trabalho. Fisako Kawasaki também sugeriu a realização de uma reunião do MPT com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para estabelecer uma parceria que possibilite a divulgação do Pacto de Inclusão na comunidade acadêmica.

Pacto de inclusão – O Pacto pela Inclusão da População Negra no Mundo do Trabalho no Paraná foi lançado pelo MPT/Paraná em novembro de 2018. O documento foi apresentado durante audiência pública que contou com a presença de representantes do movimento negro, empresários e instituições comprometidas com o desafio da inclusão. O Pacto foi adaptado pelo MPT/Paraná a partir de uma proposta da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, em conjunto com diversas instituições e entidades representativas dos movimentos negros.