MPT apresenta ao MPDFT ferramenta para auxiliar trabalho de inspeções

(Brasília, 11/5/2022) Na segunda-feira (9 de maio), o Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) um aplicativo criado para auxiliar na realização de inspeções presenciais em presídios, delegacias, hospitais, unidades de acolhimento institucionais, entre outros. Chamada de Dr. Watson, a iniciativa foi desenvolvida pelo procurador do Trabalho do MPT em Londrina (PR) Heiler Natali e pode ser cedida ao MPDFT por meio de termo de cooperação.

Com inteligência artificial, são gerados automaticamente relatórios das inspeções, ações civis públicas, termos de ajustamento de conduta, laudos e ofícios editáveis, com a possibilidade de inclusão de fotos e vídeos em documentos em formato de word e pdf.

O promotor de Justiça Rodrigo Machado, do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), comenta que a ferramenta é adaptável à realidade de cada promotoria. “No caso do Nupri, a ferramenta otimizaria muito nossos trabalhos, permitindo a realização de maior números de inspeções e a produção de relatórios de alto nível, com fotos, arquivos audiovisuais, e oitivas de presos e policiais, as quais são realizadas com frequência durante as visitas às unidades prisionais”.

Além do Nupri, estiveram presentes na reunião membros e servidores da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), da Administração Superior, do Secretaria de Tecnologia da Informação, da Promotoria Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), dos Núcleos de Direitos Humanos e da Promotoria d Justiça de Execuções Penais.

Com informações da Secom/MPDFT

Foto: Secom/MPDFT