Fórum do Lixo e Cidadania realiza entrega de prêmio e mostra avanços conquistados

IMG 7216
IMG 7216

Membros do Fórum do Lixo e Cidadania acompanham a sessão da última quinta-feira

Curitiba - Nesta quinta-feira (10) aconteceu a reunião mensal do Fórum do Lixo e Cidadania, realizado no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR). O Fórum, que é coordenado pela procuradora regional do trabalho Margaret Matos de Carvalho, contou com a presença de representantes de várias instituições do estado do Paraná e também do Rio Grande do Sul, além de associações de catadores.

Maurício Savi, representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, falou sobre alguns projetos que estão em andamento na cidade de Curitiba no que diz respeito aos resíduos sólidos. Desde o último sábado (5), o município conta com 40 pontos de coleta para descarte de medicamentos vencidos. A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura e parceiros, e deve servir de modelo para a implantação da logística reversa de medicamentos em todo o país.

Além disso, Savi comentou sobre a campanha para redução de lixo “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte” lançada há poucos dias pela prefeitura de Curitiba. Junto a essa campanha, há outras ações sendo feitas, como a elaboração de um documento que vai nortear a prefeitura em relação à política de resíduos sólidos. Por meio desse documento, os catadores terão uma participação direta na gestão de resíduos.

No encontro, foi realizada ainda a entrega do "Prêmio Betinho - Atitude Cidadã", conquistado por Marilza Aparecida de Lima, membro do Movimento Nacional dos Catadores. O prêmio, que está em sua sétima edição, foi lançado em 2008 pela Rede Nacional de Mobilização Social (COEP) com o objetivo de valorizar e dar visibilidade à iniciativas sociais desenvolvidas em todo o país.