Livro e documentário “Vidas Tragadas” são lançados durante audiência coletiva sobre cadeia produtiva do tabaco

(Curitiba, 21/10/2019) O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) sediou nesta quinta-feira (17/10) uma audiência coletiva sobre a cadeia produtiva do tabaco e o lançamento do livro e documentário Vidas Tragadas — que tem como foco a vida de agricultores familiares produtores de fumo. Produzido pela agência Papel Social em parceria com o MPT-PR, Apreaa e ACT, o documentário é resultado de uma pesquisa que percorreu o sul do país identificando casos de violações de direitos humanos na cadeia produtiva do tabaco. O evento de lançamento reuniu estudantes e profissionais de saúde e agricultura, representantes de institutos, universidades, sindicatos, associações, órgãos públicos e agricultores.

Segundo a procuradora-chefe do MPT-PR, Margaret Matos de Carvalho, mesmo após 12 anos da execução de ações civis públicas relativas a empresas de tabaco, ainda é necessária muita luta para redução e possivelmente erradicação desta cadeia produtiva de tabaco. “Não será fácil, mas com o apoio de todos vocês podemos conseguir”, afirma.

Durante a audiência coletiva, os participantes levantaram questões e apresentaram dados sobre mortes e doenças desenvolvidas após o uso de agrotóxicos em plantações de fumo. Sugestões alternativas de plantio, como iniciar culturas de erva-mate, também foram consideradas durante a discussão.

Diretor executivo da Papel Social, Marques Casara contou que ficou surpreso quando o grupo iniciou os estudos sobre o assunto. De acordo com ele, nas cadeias produtivas do tabaco “não se leva em conta o valor da vida”. “Essas pessoas estão sujeitas a um regime de vida onde não há mais controle sobre seu próprio corpo. Você tem que levantar a cada duas horas para alimentar uma estufa e depois passar o dia inteiro aplicando agrotóxico debaixo do sol. E quem lucra com isso tem uma relação muito peculiar com a vida do trabalhador, porque não considera o outro como merecedor de direitos. É isso que acontece na cadeia produtiva”, descreve.

As obras – Vidas Tragadas é resultado de um ano de investigação jornalística sobre as condições de trabalho dos agricultores familiares responsáveis pela produção de fumo no país, segundo maior produtor mundial de tabaco e fornecedor das principais empresas do setor, como British American Tobacco (BAT), Philip Morris International, China National Tobacco Corporation, Imperial Tobacco Group e Japan Tobacco International.

O cenário encontrado durante a produção na região Sul do país, que concentra quase toda a produção brasileira, foi o de agricultores familiares em jornadas extenuantes, expostos a agrotóxicos e contaminados por overdoses de nicotina. Médicos e cientistas associam o cultivo do fumo aos alarmantes índices de depressão e suicídios registrados em todos os polos produtivos.

O trabalho infantil também está presente. Adolescentes trabalham tanto para a própria família quanto para empreiteiros de mão de obra, em áreas de cultivo integradas às empresas.

Os autores da pesquisa percorreram 5 mil quilômetros entre os três estados do Sul do país. A pesquisa foi conduzida por jornalistas da Papel Social, organização especializada na identificação de violações de direitos humanos em cadeias produtivas. O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e a Associação Paranaense de Vítimas Expostas ao Amianto e aos Agrotóxicos (Apreas) foram os apoiadores deste projeto.

Dividido em seis capítulos, o livro Vidas Tragadas traça um panorama sobre as condições de trabalho no setor, com relatos sobre a exploração e dependência econômica das famílias aos contratos de integração com as empresas, o trabalho infantil, os impactos ambientais e na saúde dos fumicultores e as estratégias das multinacionais para controlar as decisões de gestores municipais e influenciar organizações do terceiro setor.

O filme, com duração de 27 minutos, traz entrevistas inéditas com famílias de agricultores, adolescentes em situação de trabalho infantil, pesquisadores, agentes de saúde e professores das regiões produtoras de fumo.

Assista como foi a transmissão do evento ao vivo:

Audiência Coletiva para discutir a cadeia produtiva do tabaco e lançamento do livro-reportagem e filme-documentário "Vidas Tragadas" — Parte 1 | Facebook

Audiência Coletiva para discutir a cadeia produtiva do tabaco e lançamento do livro-reportagem e filme-documentário "Vidas Tragadas" - Parte 2 | Facebook


Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br