Informativo em seis idiomas orienta mulheres migrantes e refugiadas no combate à violência doméstica durante a pandemia

(Curitiba, 12/5/2020) Em abril deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram para um aumento global da violência doméstica, em razão da pandemia da Covid-19. O Brasil teve um aumento de 9% nos atendimentos do disque-180 desde o início de março. No Paraná, houve um aumento de 12% no número de feminicídios tentados e consumados desde que o governo estadual decretou as medidas de isolamento, em 16 de março, até o dia 23 de abril.

Como forma de auxiliar mulheres migrantes em situação de vulnerabilidade – uma parte da população bastante atingida pelo aumento na violência doméstica agravada pelo isolamento –, foi desenvolvido um informativo para distribuição virtual para apoio a ações de combate à violência doméstica em seis línguas: português, francês, creole, árabe, inglês e espanhol.

A proposta é mostrar que as vítimas não estão sozinhas na luta contra a violência durante a quarentena. Traz informações sobre o que é a violência doméstica e como reconhecê-la, informa quem e onde procurar (com urgência ou não), além dos os serviços oferecidos para atendimentos em vários órgãos protetivos.

Parcerias – Realizado com apoio do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), o material foi idealizado pelo Programa de Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB), em parceria com o programa Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), a Cátedra Sérgio Vieira de Melo e os cursos de Psicologia e Design a Universidade Federal do Paraná (todos da UFPR).

O MPT-PR apoia a iniciativa e destina recursos provenientes de indenizações trabalhistas para bolsas de duas estudantes que dão apoio à Delegacia da Mulher e ao Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), quando há denúncias de violência contra a mulher no âmbito doméstico ou no trabalho.

Acesse o material:
Português
Creole
Francês
Inglês
Espanhol
Árabe

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
prt09.ascom@mpt.mp.br 
prt9.mpt.mp.br
facebook.com/mptpr

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009