Liberdade no Ar ganha tirinhas do MPT em Quadrinhos para reforçar ações de combate ao tráfico de pessoas

(Brasília, 15/7/2020) Agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso, para fins de trabalho escravo, exploração sexual, servidão, adoção ilegal, ou remoção de órgãos, é crime sujeito a até oito anos de reclusão e multa. Além de ser crime, o tráfico de pessoas pode ser porta de entrada para outras violações trabalhistas, como o trabalho infantil, o trabalho escravo e até a exploração sexual.

Para reforçar as ações da campanha nacional de combate ao tráfico de pessoas deste ano, o Ministério Público do Trabalho e as demais instituições que integram o projeto Liberdade no Ar, acabam de lançar uma série de tirinhas do MPT em Quadrinhos, que será veiculada durante o mês de julho nas redes sociais de todos os parceiros. O conteúdo foi adaptado para vídeo com narração, de forma a tornar o material acessível para pessoas com deficiência visual.

As histórias que tiveram início esta semana ilustram diferentes situações de tráfico de pessoas. Assim como o projeto Liberdade no Ar, a série tem como objetivo treinar o olhar da sociedade, em especial dos profissionais que atuam no transporte de passageiros, para identificar e coibir violações semelhantes.

Intitulada “Menino de Ouro”, a tirinha de estreia foi ao ar na segunda-feira, 13 de julho, a fim de alertar sobre os cuidados a serem tomados para prevenção do tráfico e da exploração de atletas-mirins no trabalho infantil e escravo. Este primeiro conteúdo pode ser conferido aqui.

Nas próximas semanas, serão veiculadas as histórias “O Bilhete” e “Quanto vale um sonho?”, que podem ser acompanhados pelos perfis @mptrabalho (instagram) e @mpt.br (facebook), ou pelos perfis das instituições parceiras do projeto Liberdade no Ar.

Parceiros - O projeto Liberdade no Ar é realizado pelo MPT em parceria com a Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas, a Infraero, a Organização Internacional para as Migrações (ONU Migração), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Secretaria Nacional de Justiça (do Ministério da Justiça), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (Asbrad).

Assessoria de Comunicação do MPT: pgt.ascom@mpt.mp.br /61 993127541 (Carolina Villaça)

Assessoria de Comunicação da OIT: santosd@ilo.org / 61 21064625 (Denise Santos)

Assessoria da Organização Internacional para as Migrações: iombrazilpress@iom.int