MPT na Escola: projeto será retomado em 2021

(Curitiba, 29/7/2020) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) informa que o MPT na Escola 2020 foi cancelado, em virtude da suspensão das atividades escolares presenciais no Paraná em praticamente todo o primeiro semestre, em função da pandemia. O projeto será retomado em 2021.

O material pedagógico não foi encaminhado aos municípios que manifestaram interesse em participar do MPT na Escola em 2020, justamente em função da pandemia de covid-19. Assim, a quantidade informada pelos Munícipios interessados será atualizada de acordo com a necessidade para o ano de 2021.

O projeto – O MPT na Escola consiste num conjunto de ações que têm por objetivo conscientizar a sociedade para a importância do combate ao trabalho infantil. São promovidos cursos de capacitação a profissionais de educação das escolas públicas de ensino fundamental sobre os temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, com especial foco na erradicação do trabalho infantil e na profissionalização de adolescentes.

A partir destas oficinas, os coordenadores municipais dos projetos elaboram um plano de execução e realizam a capacitação dos professores que, após, debaterão o tema em sala de alua com seus alunos. Durante o ano, as escolas poderão inscrever trabalhos artísticos realizados pelos estudantes no Prêmio MPT na Escola – que marca o final do projeto. Para auxiliar os professores, o MPT distribui kits que contam com revistas em quadrinhos, jogos de tabuleiro e outros materiais com temáticas relacionadas ao trabalho infantil e profissionalização do adolescente.

Prêmio – O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Em 2019, o projeto MPT na Escola contou com a participação de 91.701 alunos de 746 escolas de 53 municípios do Paraná. Deste total, 79.014 alunos de 716 escolas participaram do prêmio, que envolveu 3199 educadores.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
prt09.ascom@mpt.mp.br
facebook.com/mptpr