MPT-PR promove encontro para construir projeto de combate à fome e de estímulo à geração de emprego e renda

(Curitiba, 21/7/2021) O combate à fome e o incentivo a políticas de geração de emprego e renda – especialmente neste período de insegurança alimentar e de grandes impactos no mundo do trabalho – são preocupações constantes do Ministério Público do Trabalho. Pensando nisto, e com um olhar para muito além da pandemia, o MPT no Paraná realizará um encontro virtual, no dia 4 de agosto, com objetivo de construir uma grande proposta, a partir de iniciativas já existentes, para a garantia destes direitos.

A projetos como os de entidades que gerenciam cozinhas comunitárias e promovem distribuição de alimentos, por exemplo, pode ser agregada, nestes espaços, a criação de cursos profissionalizantes para populações vulneráveis que tenham interesse nesta área, como pessoas em situação de rua, migrantes, desempregados e egressos do sistema penitenciário.

Neste mesmo grande projeto pode ser integrada, ainda, a compra e de alimentos e sementes crioulas produzidos por agricultores familiares de base agroecológica, como os que participam no Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade, realizado pela Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), com apoio do MPT-PR.

Este primeiro encontro não terá roteiro ou pauta definidos previamente. A ideia é ouvir propostas já existentes, trazendo ao debate representantes de instituições, órgãos públicos, e entidades sociais que tenham interesse em se mobilizar por estas causas. A participação da sociedade civil também é muito importante para a construção deste grande movimento conjunto.

A partir deste encontro, outras atividades poderão ser incluídas e integradas. “Será um momento para ouvir todas as iniciativas e ideias. Depois disto, construiremos o que for possível, fazendo o melhor possível”, afirma a procuradora-chefe do MPT-PR e idealizadora da proposta, Margaret Matos de Carvalho.
O evento é aberto ao público em geral, via plataforma Teams, sem a necessidade de inscrições prévias.

Serviço
Encontro para construção coletiva de propostas para o combate a fome e ao incentivo a geração de emprego e renda.
Data: 4 de agosto, às 14 horas
Via plataforma Teams: https://link.mpt.mp.br/nk0X3fh

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
prt09.ascom@mpt.mp.br
facebook.com/mptpr