Secretaria de Justiça do Paraná será mais uma parceira do MPT para promover a empregabilidade de mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade

(Curitiba, 28/04/2022) A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf-PR) vai aderir ao termo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), o Ministério Público do estado do Paraná (MP-PR), o Tribunal de Justiça do estado do Paraná (TJ-PR) e a Defensoria Pública do estado do Paraná (DP-PR) para o desenvolvimento de projetos conjuntos destinados a potencializar e concretizar ações de empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo violência doméstica e familiar e violência no trabalho. Dessa forma, a Sejuf-PR será mais uma parceira do MPT para a execução do Programa pelo fim da violência contra a mulher, projeto estratégico da instituição.

A decisão pela adesão da Sejuf-PR ao termo de cooperação foi tomada na semana passada, em um encontro entre a vice procuradora-chefe do MPT-PR, Cristiane Sbalqueiro Lopes, e o secretário de Justiça do Paraná, Rogério Carboni, e a assinatura do termo deve acontecer em breve. Para o secretário Carboni, a participação da Secretaria na execução do Programa do MPT será importante para ampliar o acesso da população às políticas públicas do Paraná. Entre as estratégias do Programa, que serão executadas por meio da cooperação com as instituições parceiras, está a ampliação do diálogo com o setor produtivo para a promoção da inserção das mulheres no mercado de trabalho. "O objetivo é sensibilizar empresários e empresárias sobre a importância de contratar mulheres que estejam vivendo em situação de violência doméstica. As mulheres nessas condições precisam de um acompanhamento diferenciado para que elas possam dar passos, dar o salto e sair de situações de violência", afirma a procuradora Cristiane Lopes. Além da empregabilidade, a procuradora destaca o importante papel que pode ser desempenhado pela Sejuf-PR, especialmente por meio dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher, no acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e de suas famílias.

Mais adesões - O Programa pelo fim da violência contra a mulher no Paraná já conta com a adesão de 6 grandes empresas paranaenses, as quais ofereceram um total de 131 vagas de emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade. As empresas Condor Supermercados, Terminais e Containers Paranaguá, Risotolândia Alimentos, Coamo Agroindustrial, Rucker Cury Advocacia e Farmácias Nissei contam com mais de 32 mil empregados, que também irão se beneficiar do ambiente de uma empresa mais inclusiva, especialmente em relação a questões de gênero.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br