MPT-PR promove I Encontro Estadual de Categorias de Base de Futebol

(Curitiba, 21/9/2022) O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Paraná realizará, em 30 de setembro, o I Encontro Estadual de Categorias de Base de Futebol. O evento é uma realização do MPT, por meio da Coordinfância e com apoio da Federação Paranaense de Futebol (FPF), da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (Smelj), da OAB-PR, e de clubes profissionais do Estado que tenham certificado de clube formador. O objetivo é discutir e esclarecer questões relacionadas à formação de atletas adolescentes, incluindo informações sobre medidas preventivas e repressivas contra o assédio e o abuso sexual de crianças e adolescentes no esporte. Iniciativas semelhantes serão realizadas em outros estados brasileiros ainda em 2022.

O encontro paranaense será realizado das 13h às 18h no salão de atos do Parque Barigui, em Curitiba, e contará com a participação de aproximadamente 300 adolescentes integrantes das categorias de base do Azuris Futebol Clube, Clube Atlhetico Paranaense, Coritiba Futebol Clube e Paraná Soccer Technical Center (PSTC). Também serão oferecidas 100 vagas para o público externo.

Para as vagas remanescentes, poderão inscrever-se adolescentes a partir de 14 anos que tenham interesse em conhecer melhor o processo de profissionalização desportiva dos integrantes das categorias de base de futebol. Os interessados deverão preencher este formulário até o dia 28 de setembro: https://forms.office.com/r/JauAS2xmZi

Dignidade é nosso esporte – Durante o evento, os participantes terão oportunidade de trocar experiências com adolescentes de outros clubes, além de conhecer a campanha do MPT Dignidade é nosso esporte, que tem por objetivo informar sobre os direitos dos atletas, oferecendo ferramentas para entender a diferença entre o desenvolvimento esportivo saudável e protegido e a exploração do trabalho infantil, contribuindo para a identificação de situações de abuso e para a concretização de seus direitos constitucionais e legais.

Também fará parte da programação do Encontro uma conversa com o ex-goleiro Alê Montrimas sobre um tema tabu no mundo esportivo: o assédio sexual. Montrimas conta, em entrevistas e palestras pelo Brasil afora, que foi assediado durante 10 anos de sua carreira nas categorias de base. Em 2014, aposentou-se do futebol e resolveu dar um fim ao silêncio. “Lutar contra o abuso sexual é defender a integridade do esporte, para que, no fim das contas, o sonho vença a ilusão.”

Confira aqui a programação completa do evento.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009