MPT-PR realiza capacitação para a rede de atendimento às vítimas de trabalho escravo contemporâneo na região de Tunas do Paraná

(Curitiba, 4/10/2022) Na próxima quinta-feira (6 de outubro), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) realiza, com apoio do Ministério do Trabalho e Previdência (MTb), Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e Cáritas, uma capacitação voltada para representantes da rede de atendimento a vítimas de trabalho escravo contemporâneo e tráfico de pessoas dos municípios de Tunas do Paraná, Cerro Azul, Adrianópolis e Doutor Ulysses. O evento vai reunir, na Casa de Cultura de Tunas do Paraná, prefeitos, secretários municipais e profissionais de áreas como assistência social e saúde nos municípios. A ideia é discutir o que é o trabalho escravo contemporâneo, o tráfico de pessoas e como poderia ser realizado o fluxo de atendimento às vítimas.

Em um primeiro momento, as prefeituras participantes vão assinar um Protocolo de Intenções para que sejam implementados programas e ações voltados ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo, no âmbito dos Projetos Estratégicos de “Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea” e “Liberdade no Ar”, do Grupo de Atuação Especial Trabalhista (Gaet) da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e enfrentamento do Tráfico de Pessoas (Conaete) do MPT.

Em seguida, será apresentado o documentário “Precisão”, uma produção do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que mostra flagrantes de trabalhadores(as) resgatados(as) em condições análogas ao trabalho escravo. O evento segue com palestras de representantes do MPT, MTb, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/Sejuf) e Cáritas. O encontro será finalizado com a realização de uma dinâmica de grupo com análise e debate de caso hipotético de tráfico de pessoas e trabalho escravo.

Veja aqui a programação completa.

Serviço:
Capacitação para representantes da rede de atendimento a vítimas de trabalho escravo contemporâneo e tráfico de pessoas em municípios da região de Tunas do Paraná
Data: 6 de outubro, das 9h30 às 17h
Local: Casa da Cultura de Tunas do Paraná (Rua João dos Santos Costa, 161)

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009