Capacitação do Projeto MPT na Escola 2023 é realizada de forma virtual no Paraná

(Curitiba, 2/2/2023) Foi realizada nesta quarta-feira (1º de fevereiro) a capacitação regional do Projeto MPT na Escola 2023. O evento foi transmitido pelo canal do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) no Youtube e contou com a participação maciça de secretárias(os) de educação e educadoras(es) das redes municipais e estadual de ensino no Paraná.

O programa leva a todas as cidades do País uma ampla discussão para despertar na sociedade civil e nas instituições governamentais a importância de medidas que garantam a crianças e adolescentes proteção e educação necessárias para afastá-los do trabalho infantil.

O evento foi conduzido pela procuradora-chefe do MPT-PR e coordenadora regional da Coordinfância, Margaret Matos de Carvalho. Durante a capacitação, foi apresentado o cronograma do Projeto MPT na Escola para 2023, bem como os detalhes de sua implementação.

No dia 10 de março, às 13h30, será realizada uma oficina de capacitação nacional. O evento será transmitido pelo canal do MPT no Youtube (https://www.youtube.com/tvmpt).

Notificação – O MPT-PR encaminhou, no início de janeiro, uma Notificação Recomendatória para todas as Secretarias Municipais de Educação do Estado, com algumas orientações sobre o projeto e sua implementação. Dentre as recomendações, destacam-se: proporcionar a participação de profissionais de educação na capacitação para atuarem como multiplicadores no processo de conscientização de estudantes; distribuir material de apoio pedagógico oferecido pelo MPT; realizar debates em sala de aula sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e palestras nas escolas para a conscientização dos pais para que não explorem nem tolerem a exploração do trabalho de crianças e adolescentes; incentivar estudantes a participarem do “Prêmio MPT na Escola”, promovendo eventos nas escolas, na comunidade e nos centros das cidades para divulgação dos trabalhos produzidos; envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral nos programas e ações de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente; e manter o projeto de modo permanente.

Resgate à infância – O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.

A adesão ao projeto no Paraná em 2022 foi recorde: foram quase 2 mil escolas municipais, em 226 municípios paranaenses. Mais de 10 mil educadores e educadoras desenvolveram o projeto nas salas, alcançando 193.017 estudantes de 4º e 5º anos. Em 2023, o objetivo é superar esses números – inclusive em função da adesão da Secretaria Estadual de Educação, que levará o projeto para 257 mil alunos, em 1.839 escolas.

A capacitação regional está disponível no Canal do MPT-PR no Youtube. Clique aqui para assistir.

Saiba tudo sobre o MPT na Escola no Paraná aqui: https://www.prt9.mpt.mp.br/81-informe-se/publicacoes/projeto-mpt-na-escola/1716-programa-resgate-a-infancia-eixo-educacao-mpt-na-escola

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Conheça nossas redes
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana