Ministério Público do Trabalho no Paraná participa de seminário de entidades que representam trabalhadores rurais do estado

(Curitiba, 23/2/2023) A procuradora-chefe do MPT-PR em exercício, Cristiane Sbalqueiro Lopes, participou, em 15 de fevereiro, de seminário realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e pela Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná (Fetarp). O evento, realizado na sede das entidades, em Curitiba, contou com a participação de sindicatos filiados de todas as regiões do estado.

A representante do MPT-PR afirmou que a instituição possui interesses convergentes com os da Fetaep e da Fetarp e destacou a possibilidade de somar esforços para combater a informalidade e o trabalho análogo ao de escravo no campo. De acordo com a procuradora, o ambiente rural é o que mais concentra o trabalho análogo ao de escravo e, por essa razão, a atuação das entidades representantes dos trabalhadores é fundamental para evitar abusos nas relações de trabalho.

Cristiane Sbalqueiro defendeu a necessidade da instituição da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo como instância de articulação de ações regionais de combate a essa prática. Além disso, ressaltou que as irregularidades devem ser denunciadas ao MPT, incluindo aquelas relacionadas ao transporte de trabalhadores rurais em condições inseguras.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Conheça nossas redes
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana