MPT-PR realiza reunião sobre saúde e segurança no trabalho com representantes do governo do estado e de municípios paranaenses

(Curitiba, 28/04/2023) O Ministério Público do Trabalho no Paraná realizou, nesta quinta-feira (27/04), uma reunião em videoconferência com representantes das Secretarias de Saúde e de outros órgãos do governo do estado do Paraná e de municípios paranaenses para tratar sobre aspectos relacionados ao meio ambiente de trabalho. A reunião, que faz parte das ações do Abril Verde no estado, foi uma iniciativa da representante regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap), procuradora do Trabalho Valdenice Amalia Furtado, e do representante regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), procurador do Trabalho Helder José Mendes da Silva.

 

reuniap conap conaet 04
reuniap conap conaet 04

Na abertura do evento, a representante regional da Conap destacou que o encontro significava uma reunião de parceiros estratégicos na busca da promoção de condições adequadas de saúde e segurança no trabalho. O representante da Codemat fez uma exposição sobre aspectos históricos e jurídicos relacionados ao meio ambiente do trabalho, ressaltando a importância da proteção dos trabalhadores, que contam atualmente com mais direitos e melhores condições de trabalho, mas que em muitos casos ainda são submetidos a um meio ambiente de trabalho inadequado. Durante a reunião, os representantes do estado do Paraná e dos municípios trataram, entre outros temas, sobre os efeitos negativos do assédio moral no ambiente de trabalho e se colocaram à disposição para colaborar com o MPT para a promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores.

Abril Verde – No mês de abril se concentram ações de prevenção de acidentes de trabalho, porque o período concentra duas datas importantes sobre o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4). A segunda data, instituída por iniciativa de sindicatos canadenses, foi escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005.