MPT-PR e Cáritas Paraná realizam entrega de máquina de beneficiamento de arroz que vai beneficiar comunidade quilombola do Vale do Ribeira

(Curitiba, 1º/06/2023) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em parceria com a Cáritas Paraná, realizou a entrega, no dia 23 de maio, de uma máquina de beneficiamento de arroz a mulheres da Comunidade Remanescente de Quilombo 7 Barras, localizada na região do Vale do Ribeira, em Adrianópolis-PR. Além do equipamento, adquirido com recursos destinados pelo MPT, foram entregues, também, trezentas mudas de árvores frutíferas, que vão diversificar a produção de alimentos orgânicos da comunidade. A doação vai beneficiar um total de mais de 50 famílias da comunidade.

Para a procuradora do MPT Cristiane Lopes, a importância da destinação de recursos à compra do equipamento está no potencial emancipador para a comunidade quilombola em situação de vulnerabilidade, em uma das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano do estado do Paraná. “Poder identificar soluções que atendam à comunidade em uma perspectiva solidária é uma das formas de prevenir graves violações de Direitos Humanos, como o trabalho escravo e o tráfico de pessoas”.

MPT-PR e Cáritas Paraná entregam máquina de beneficiamento de arroz que vai beneficiar comunidade quilombola
MPT-PR e Cáritas Paraná entregam máquina de beneficiamento de arroz que vai beneficiar comunidade quilombola

“A máquina de arroz é um sonho antigo que agora vai ajudar muita a nossa comunidade e as comunidades vizinhas. A máquina vai facilitar o beneficiamento do arroz e ajudar na produção de alimentos para as comunidades”, destacou Isaías, presidente da Associação da Comunidade Quilombola 7 Barras. Na cerimônia de entrega, a Irmã Sueli, da Cáritas da Diocese de Paranaguá, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Essa máquina vai facilitar muito a vida das mulheres da comunidade 7 Barras e das comunidades vizinhas, que tinham que levar o arroz muito longe para ser beneficiado. Vai trazer, também, geração de renda para as comunidades locais.”

A Comunidade Remanescente de Quilombo 7 Barras está localizada na região do Vale do Ribeira, em Adrianópolis-PR, no Nordeste do estado, e conta com cerca de 50 famílias. Adrianópolis é o município paranaense que mais concentra comunidades quilombolas, sendo nove comunidades reconhecidas, e duas comunidades tradicionais.

No Paraná, existem ao menos 86 comunidades identificadas e 38 comunidades quilombolas certificadas. No entanto, apenas uma destas (CRQ Paiol de Telha) é titulada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com o processo concluído apenas em 2019. A certificação, expedida pela Fundação Palmares, é o primeiro passo de reconhecimento, necessário para a regularização fundiária e titulação do território quilombola.

Foto: Cáritas Paraná

Assessoria de Comunicação – MPT/PR

Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Conheça nossas redes
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana