Procuradora Regional do Trabalho participa de debate sobre assédio no jornalismo para mulheres

(Curitiba, 19/3/2024) Na última quinta-feira, dia 14 de março, a procuradora Regional do trabalho e coordenadora regional da Coordigualdade do MPT-PR, Mariane Josviak, participou um evento em referência ao Dia Internacional da Mulher promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR). O foco foi a conscientização sobre práticas intimidatórias no ambiente de trabalho, especialmente o assédio moral e sexual. A capacitação contou com uma palestra ministrada pela professora e jornalista Danda Coelho.

A procuradora enfatizou a importância do combate ao assédio nas relações de trabalho, especialmente no ambiente jornalístico, trazendo como exemplo o protocolo de Barcelona – legislação que possibilitou a atuação de empregados da boate espanhola que levou à prisão e à condenação do jogador de futebol Daniel Alves. Mariane também esclareceu que todas as pessoas relacionadas ao mundo do trabalho estão vulneráveis ao assédio – o que inclui aprendizes, estagiárias e estagiários, voluntárias e voluntários e até mesmo aquelas que buscam uma colocação devido ao desemprego.

“São várias as ações que podem configurar assédio, como por exemplo: expor trabalhadoras e trabalhadores a constrangimento; contestar a todo momento as decisões de uma trabalhadora ou trabalhador; sobrecarregar com tarefas; retirar atribuições; espalhar rumores a respeito da trabalhadora ou trabalhador; criticar a vida particular de trabalhador(a)”, ilustra.
Educação – Durante a palestra, Danda Coelho destacou a importância da educação comportamental em um momento em que a sociedade busca integração. "É crucial entendermos como a legislação respalda a mudança de comportamentos adquiridos socialmente, combatendo brincadeiras vexatórias e práticas de segregação", enfatizou.

Silvia Valim, diretora executiva do SindijorPR, afirma que promover eventos como esse é essencial para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo, com a construção de soluções realmente efetivas e uma rede de apoio fundamental de jornalistas. "Ao abordar temas delicados como o assédio no ambiente de trabalho, estamos não apenas cumprindo nosso papel sindical, mas também promovendo uma cultura de respeito e igualdade”, disse.

A diretora de defesa corporativa do SindijorPR, Aline Rios, ressaltou a necessidade de ações concretas para enfrentar o assédio no jornalismo. "Os danosos efeitos da cultura opressiva nas relações de trabalho têm sufocado e adoecido jornalistas e precisa ser combatido. Não podemos ignorar isso, ao contrário, precisamos conscientizar não apenas trabalhadoras e trabalhadores, mas também, representantes das empresas e organizações para a necessidade de enfrentar o assédio como um compromisso pelo trabalho decente e não apenas porque a legislação exige isso.”

Ao final do evento, foi apresentado um manifesto que visa combater o assédio no jornalismo. O documento está aberto para assinaturas de profissionais de jornalismo, empresas, organizações e entidades comprometidas com o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho.

O manifesto pode ser lido e assinado aqui.

Assista ao evento aqui

Foto: Sindijor

Fonte: SindijorPR - www.sindijorpr.org.br