Abril Verde: fachada da PRT9 muda de cor para apoiar campanha de prevenção de doenças e acidentes de trabalho

(Curitiba, 9/4/2024) Durante todo este mês, a fachada da sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), no centro de Curitiba, terá iluminação colorida em apoio à campanha Abril Verde, de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. A campanha, em tem âmbito nacional, ilumina de verde monumentos, fachadas ou dependências de órgãos públicos ou edifícios que colaboraram com a iniciativa. São parceiros nacionais da campanha, entre outras instituições, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

A fachada da PRT9 ficará com iluminação verde até o final de abril para alertar sobre a prevenção de doenças e acidentes de trabalho
A fachada da PRT9 ficará com iluminação verde até o final de abril para alertar sobre a prevenção de doenças e acidentes de trabalho

No Paraná, além da iluminação da sede, foi agendada uma audiência coletiva que discutirá o tema da campanha em 2024: "Adoecimento também é acidente de trabalho. Conhecer para prevenir". O evento será realizado em 25 de abril, às 14h30, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PRT9). Serão convidados a participar Sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras das áreas econômicas com maior índice de acidentalidade, representantes de núcleos hospitalares epidemiológicos, do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest) e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A audiência será conduzida pela coordenadora regional da Codemat, Ana Lucia Barranco, com a participação do médico do trabalho do MPT-PR, Elver Andrade Moronte.

Para a procuradora do Trabalho Ana Lucia Barranco, a discussão do tema "é essencial para difundir e implementar uma cultura de prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho, propiciando ao trabalhador e à trabalhadora um meio ambiente de trabalho decente, seguro e saudável."

Dados Nacionais – De 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões de acidentes do trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada, segundo os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab). As informações se baseiam em comunicações de acidentes do trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Dados Estaduais – Em 2022, o Paraná foi o quinto estado com maior número de notificações. De 2012 a 2022, foram comunicados 926.197 acidentes de trabalho no Paraná. Só no ano de 2022, quando foi feita a última atualização, foram 44.786 comunicações – 232 com óbitos. 

Ainda este mês serão divulgados dados do Smartlab (com informações atualizadas até dezembro de 2023. Lançada pelo MPT e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2015, a ferramenta reúne dados públicos e tecnologia livre para auxiliar a formulação de políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Para conhecer todos os dados do Paraná, acesse o Observatório: https://smartlabbr.org/sst/localidade/41

Abril Verde – O movimento Abril Verde completa 10 anos em 2024. Iniciado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – Sintest/PB, em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba, a campanha destaca a importância de uma cultura permanente de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho. A data foi escolhida por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá. A data também é uma referência à memória de 78 mineiros mortos numa explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121 de 2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: 41. 3304-9103 / 41. 99957-0725 (whatsapp)
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Conheça nossas redes
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana