Justiça suspende propaganda do HSBC

A Justiça do Trabalho determinou a suspensão da exibição de propaganda publicitária denominada "Lemonade", do HSBC Bank Brasil. Porém, a propaganda permanece no ar.

A liminar atende pedido do Ministério Público do Trabalho no Paraná em ação civil pública ajuizada pela procuradora Margaret Matos de Carvalho. Segundo a procuradora, a propaganda em que aparece uma criança vendendo suco de limão a turistas traz na mensagem apologia ao trabalho infantil. “A propaganda retrata uma conduta vedada pela legislação brasileira e ainda embute a falsa ideia de que o trabalho infantil é conduta naturalmente aceita (e desejada!) nesse ‘mundo novo’ imaginado pelo HSBC”, afirma. Além disso, a procuradora ressalta que publicidades como esta estão na contramão de todos os esforços que vêm sendo feitos pelo Estado e sociedade no combate ao trabalho infantil. “Estimula a ideia equivocada, mas tão arraigada culturalmente, de que a opção para a criança é o trabalho e não os estudos”, enfatiza Margaret Matos.

Na decisão, a Justiça reconhece que a análise da questão não pode ser dissociada do contexto Brasil frente à luta pela erradicação do trabalho infantil. Para evitar prejuízos à luta contra o trabalho infantil, a Justiça determinou a suspensão da veiculação do comercial, que deveria ser feita até a última quarta-feira (7), sob pena de multa diária no importe de R$ 200 mil.

A procuradora vai informar à Justiça o descumprimento da decisão ainda nesta segunda-feira (12).

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR