MPT em Cascavel atende em nova sede

Nesta quinta-feira, 21, o Ministério Público do Trabalho em Cascavel inaugura nova sede. A solenidade será às 11 horas no novo endereço, localizado na Rua São Paulo, 346, no centro da cidade.

Para o evento estão confirmadas as presenças do Vice-Procurador-Geral do Trabalho, Eduardo Parmeggiani, do Procurador-Chefe do MPT no Paraná, Ricardo Bruel da Silveira, entre outras autoridades locais e regionais.

A nova sede, além de mais ampla, é exclusiva para acomodar o órgão. Antes da mudança, o MPT em Cascavel ocupava algumas salas de um prédio no centro. O novo imóvel tem cerca de 700 metros quadrados e acesso facilitado à população do município e da região. Conta com duas salas para realização de audiências, auditório, gabinetes, secretaria para atendimento ao público, banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

MPT em Cascavel

A unidade do MPT foi instalada na cidade de Cascavel em outubro de 2005. O órgão atende 39 municípios da região, entre eles Toledo, Guaíra, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena.

Estão em andamento 672 investigações, sendo que 200 estão sendo acompanhadas porque as empresas já firmaram termo de compromisso com o MPT para ajustar a conduta irregular. A maior parte trata do descumprimento da legislação relativa ao ambiente de trabalho, que traz riscos à saúde e à segurança do trabalhador, sujeito a acidentes e doenças profissionais. Outras investigações dizem respeito a excesso na jornada de trabalho, falta de registro em carteira, salários e benefícios trabalhistas, trabalho de criança e adolescentes, discriminação, fraudes na administração pública etc. Destaca-se também a atuação preventiva do órgão por meio de audiências públicas, palestras e cursos, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre temas relacionados ao trabalho.

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR