MPT-PR debate formação de atletas no futebol

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em parceria com a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realiza, no dia 18 de junho, o Encontro de Categorias de Base de Futebol, em Curitiba (PR). O objetivo é discutir, com a participação dos próprios atletas vinculados a categorias de base em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, a formação desportiva e a profissionalização do atleta, as relações entre agentes, atletas e clubes e os direitos fundamentais da infância e adolescência.

Segundo a procuradora do trabalho Cristiane Sbalqueiro Lopes, coordenadora do evento, “a conscientização dos próprios atletas é a melhor forma de prevenir as violações de direitos que acontecem nesse segmento”. Ela defende que a abordagem direta dos problemas das categorias de base evitará problemas graves como o abandono escolar, a pedofilia, a negligência com a saúde e, no limite, o tráfico de pessoas.

“Muitas crianças têm o sonho de ser craque, poucas vão realizá-lo. Precisamos garantir que o processo de formação profissional de meninos e meninas lhes permita aprender e praticar esportes de forma segura e protegida. O futebol de base precisa ser uma oportunidade de desenvolvimento integral das crianças. O objetivo principal deve ser a formação de cidadãos”, completa Rodrigo Fonseca, especialista no tema do UNICEF no Brasil.

O primeiro painel será mediado pelo jornalista Marcelo Fachinello e refletirá o atual sistema de formação desportiva através da história dos jogadores Eriélton Carlos Pacheco (Pachequinho), jogador do Coritiba; Rodolfo Alves de Melo, jogador do Clube Atlético Paranaense; e o goleiro Marcos, do Paraná Clube.

O segundo painel discute os direitos fundamentais da infância e da adolescência na formação desportiva com o procurador do trabalho do MPT-MG Genderson Lisboa e o especialista de Esportes para Desenvolvimento do UNICEF, Rodrigo Fonseca.

Além dos painéis, o encontro trará exibições audiovisuais das situações de trabalho dos atletas e do vídeo “A infância entra em campo”, do UNICEF, e apresentação do Coral Gato na Tuba da Associação Beneficente São Roque.

O evento acontece do dia 18 de junho, das 13h30 às 18h, no auditório da sede do MPT-PR (Av. Vicente Machado, 84, Centro de Curitiba). O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições serão realizadas até o dia 15 de junho, por meio dos telefones (41) 3304-4570/4571.

Tags: trabalho infantil, futebol, coordinfância, formação desportiva, unicef