MPT realiza capacitação de profissionais de educação para o projeto MPT na Escola em Cascavel

(Curitiba, 13/02/2019) O Ministério Público do Trabalho concluiu, nesta quinta-feira (12/03), uma série de eventos de capacitação de profissionais de educação da região de Cascavel para o projeto MPT na Escola. As diretrizes do projeto foram apresentadas pela procuradora do Trabalho Priscila Lopes Pontinha Romanelli nos municípios de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Guaíra, e um total de 172 educadores foram capacitados. Estes profissionais, a maior parte deles coordenadores das escolas da rede pública, serão responsáveis por replicar o conteúdo das apresentações para os professores, que orientarão os estudantes na participação do projeto.

O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes. Antes da produção dos trabalhos pelos alunos, os professores realizam, em sala de aula, atividades de conscientização sobre os prejuízos causados pelo trabalho de crianças e adolescentes. Em 2020, os alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental produzirão trabalhos sobre "Trabalho infantil e reciclagem", enquanto aqueles de 6º e 7º anos vão abordar o tema "Aprendizagem profissional de adolescentes". Serão cinco categorias por grupo: conto, poesia, música, desenho e curta-metragem.

Etapas – O Prêmio MPT na Escola é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-PR. Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.mp.br
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009