Procurador do Trabalho participa da entrega da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola em Assis Chateaubriand

(Cascavel, 11/7/2022) O procurador do Trabalho Renato Dal Ross, do MPT em Cascavel, participou, na última quinta-feira (7 de julho) da cerimônia de entrega do Prêmio MPT na Escola 2022 de Assis Chateaubriand. Todas as 15 escolas municipais participaram do projeto nas quatro categorias: música, poesia, conto e desenho.

O Prêmio MPT na Escola tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador por meio de trabalhos literários, artísticos e culturais, produzidos pelas(os) alunas(os).

“Assis Chateaubriand está de parabéns pela iniciativa, que vem no sentido de preparar as crianças e adolescentes para o futuro e para o mercado de trabalho, incentivando as crianças a se dedicarem ao estudo e às brincadeiras, aproveitando a infância plenamente”, disse Dal Ross na ocasião. “O MPT na Escola visa justamente erradicar o trabalho infantil para que a criança se sinta livre para poder estudar e brincar aproveitando a fase de infância.”

“Muita emoção em ver nossas crianças trabalhando a temática da exploração do trabalho infantil. Conseguimos ver que aprenderam a dizer não a essa prática”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral Silva. “Quero agradecer a todas as escolas por aderirem ao projeto do Ministério Público do Trabalho e parabenizar todos os professores que pesquisaram, trabalharam para mostrar à sociedade que lugar de criança é na escola.”

Procurador do Trabalho em Cascavel Renato Dal Ross participa da entrega do Prêmio MPT na Escola em Assis Chateaubriand
Procurador do Trabalho em Cascavel Renato Dal Ross participa da entrega do Prêmio MPT na Escola em Assis Chateaubriand

Premiados – Os primeiros colocados em cada categoria serão inscritos para concorrer à premiação estadual. Confira os selecionados:
Conto: Rhayssa Fernanda Rodrigues da Silva e Isabelly Vitória da Costa Oliveira, da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado, com “A Menina Que Voltou A Ser Criança”;
Desenho: Lucas Soares De Souza, da Escola Municipal Nellita Ramos Sabella, com o desenho “O Sonho De Ser Criança”;
Música: Beatriz de Oliveira Aguiar, Isadora Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva, com a música “Sou Criança”. Elas são alunas da Escola Municipal Heitor De Alencar Furtado.
Poesia: Helena Ebeling Just, aluna da Escola Municipal Edésio Augusto Siloti, com o trabalho “Criança, O Futuro Do Brasil”.

O Prêmio – O Prêmio MPT na Escola 2022 é dividido em dois grupos. O grupo 1 contempla discentes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e produções sobre trabalho infantil (com a possibilidade de obras sobre reciclagem no trabalho infantil para estudantes do 5º ano). O grupo 2, de estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.

As categorias são conto, poesia, música e desenho. O limite de participantes por trabalho é de dois(duas) estudantes por trabalho, exceto na categoria de música, que passa a permitir três inscritos.

As inscrições para a etapa estadual do projeto vão até o dia 1º de agosto. Ainda não foi definida a data para ou a forma de entrega dos prêmios da etapa paranaense. A etapa nacional será virtual e deverá ser realizada no dia 1º de dezembro.

*Com informações da Prefeitura de Assis Chateaubriand

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009