MPT-PR realiza evento para combater o assédio moral e sexual no trabalho em Guarapuava

Curitiba - O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) de Guarapuava, em parceria com o Sindicato Profissional da categoria realizou nos dias 29 de abril e 26 de junho de 2014 dois eventos de orientação aos trabalhadores da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg).

A iniciativa decorre da necessidade de orientar os empregados da empresa sobre condutas que se consideram assediadoras e as consequências dela decorrentes. Além dos cursos ministrados a seus colaboradores, informou-se sobre o firmamento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo qual a empresa se comprometeu a abster-se de práticas assédio moral e sexual, a apurar a conduta de funcionários ou representantes em cargos de chefia e direção que façam uso de práticas humilhantes contra os demais trabalhadores, bem como a formulação de um código de ética para a empresa. Foram convidados a comparecer ao evento cerca de 40 trabalhadores da Surg. Na ocasião, a procuradora do trabalho Cibelle Costa de Farias realizou uma palestra esclarecendo as principais dúvidas relacionadas ao tema, como caracterização e identificação de práticas de assédio moral e sexual, consequências, modos de combatê-la e de denunciá-la.

O Sindicato Profissional simulou situações caracterizadoras de assédio, para orientar a identificação das práticas e informar aos trabalhadores como garantir seus direitos. Também foram distribuídos aos participantes  planfletos com informações sobre assédio moral e sexual. Por fim, foi transmitido o filme “Terra Fria”, que trata do tema abordado no evento. 

Tags: sindicato, assedio