HC realiza cerimônia de entrega oficial de equipamentos adquiridos com doação de 7,2 milhões do MPT

(Curitiba, 18/4/2023) O Hospital de Clínicas do Paraná realizou, na semana passada, a entrega oficial de uma série de equipamentos adquiridos, entre novembro de 2019 e novembro de 2020, com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR). Foram quase 7,2 milhões de reais, provenientes de acordos celebrados pela instituição e multas relacionadas a ações civis públicas ajuizadas pelo MPT na Justiça do Trabalho, repassados ao hospital via Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC).

 

“Tenho certeza de que estes recursos, que vieram a partir de multas aplicadas por irregularidades trabalhistas praticadas por uma instituição financeira, foram muito bem empregados. O Hospital de Clínicas, referência na área de saúde, poderá atender ainda mais e melhor a sociedade”, disse o procurador do Trabalho responsável pelo repasse financeiro, Humberto Luiz Mussi de Albuquerque. “Aproveito a oportunidade para exaltar o comprometimento e a competência de todas as pessoas das áreas administrativas e de saúde do hospital e da Associação, que se envolveram em todo esse processo.”

A superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani, ressaltou a importância de parcerias com órgãos como o MPT para a continuidade e aprimoramento do serviço de excelência do Hospital. “Em um momento tão complicado – incluindo a pandemia de Covid-19 – todas as ações em prol da educação e da saúde devem ser exaltadas e comemoradas”, disse.

O presidente dos Amigos do HC, Claudio Santana Shimoyama, destacou a importância da aquisição dos equipamentos como reflexo direto nos atendimentos. “Considerando o período atípico de enfrentamento ao coronavírus, os atendimentos no HC foram reduzidos. No entanto, muitos diagnósticos e procedimentos permaneceram e puderam ser realizados de maneira mais assertiva e rápida”, afirmou. Foram mais de 6 mil pacientes beneficiados, em aproximadamente 13 mil procedimentos realizados com os 245 itens adquiridos com os recursos.

Entre as áreas beneficiadas com as destinações do MPT, destacam-se o setor de Infraestrutura, e as unidades de Infectologia, Medicina Fetal, Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Pediatria, Cuidados Intensivos, Processamento de Materiais Esterilizados, Nefrologia e Urologia.

Já entre os itens adquiridos estão: um angiógrafo digital (o equipamento mais caro, com custo de 2,2 milhões); ultrassom de medicina fetal e de medicina pediátrica (um aparelho de cada); 5 aparelhos de Raio-X móveis (que vão até o leito); 6 focos cirúrgicos de alta tecnologia e resolução; um suporte para fixação de crânio para cirurgias; um aparelho de tomografia de bioimpedância; 4 ventiladores pulmonares (muito utilizados durante os períodos mais críticos da pandemia); 5 elevadores de pacientes; 2 autoclaves e 2 equipamentos para limpeza de instrumentos; 1 equipamento para colposcopia; 1 equipamento para phmetria e impedanciometria em crianças; 1 equipamento para cirurgia bariátrica (laparoscopia); instrumentais para urologia, litíase e rins; e 183 televisores.

Hospital de Clínicas – O Hospital de Clínicas é o maior hospital público do Paraná. Desde 2014 integra a rede de hospitais com gestão compartilhada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e passou a ser denominado de Complexo HC (composto pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral e pelo Hospital de Clínicas). Faz parte da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi fundado a partir da necessidade de formação prática para os alunos dos cursos da área de saúde e de espaço para pesquisas. Atualmente é o terceiro hospital-escola do Brasil.

Tem uma equipe de 4 mil funcionários, 300 professores de medicina e 500 residentes da área de saúde. Realiza, mensalmente, 100 mil consultas, 2.500 internações e mil cirurgias. Tem uma área construída de 63 mil m², por onde circulam 12 mil pessoas por dia, em média.

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Conheça nossas redes
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana