Procuradoras do Trabalho visitam Organização que participa do Projeto Pelo Fim da Violência Contra a Mulher em Curitiba

(Curitiba, 18/4/2023) As procuradoras do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) Cristiane Sbalqueiro Lopes e Virgínia Leite Henrique fizeram uma visita à Associação Encontro com Deus, em Curitiba, para conhecer ações relacionadas a abrigamento e acompanhamento de mulheres em situação de violência de gênero e seus filhos. Na ocasião, as procuradoras foram recebidas pelos atuais responsáveis pela entidade, Patrick Reason e Alessandra Vidmontas, que as levaram em uma visita à sede da Organização e à Casa Protetiva para mulheres em situação de violência.

O MPT, por meio do Programa Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, atua junto a empresas para que ofereçam vagas de trabalho a mulheres em situação de violência. A iniciativa é realizada em conjunto com o Grupo Mulheres do Brasil. O projeto-piloto nasceu em Curitiba e, atualmente, conta com a parceria de 10 empresas que, juntas, dão oportunidade de trabalho para cerca de 150 mulheres.

Já a Associação Encontro com Deus, por meio de seu programa “Beleza Escondida”, encaminhou 76 mulheres para oportunidades de emprego angariadas por meio do Programa do MPT. “A adoção de políticas de empregabilidades de mulheres em situação de violência é uma estratégia essencial para a superação definitiva dos relacionamentos abusivos e o MPT tem sido fundamental na sensibilização das empresas através do Programa Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, destacam os dirigentes da associação.

A procuradora Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes destaca o papel do MPT junto as empresas na promoção dos direitos de populações vulneráveis e no combate à violência de gênero – incluindo situações de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “As mulheres brasileiras merecem apoio para poder superar as situações de violência doméstica. O acesso ao trabalho de qualidade é uma das ajudas mais importantes para esse enfrentamento. Assim, queremos ser parte da solução, fazendo a ponte junto às empresas conscientes e os serviços de proteção à mulher.”

Projeto premiado – Em 2022, o PPFVCM foi o grande vencedor do Prêmio CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) na categoria especial “Equidade de gênero”. O trabalho fez parte de mais de 3 mil iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos (BNP), produto do Planejamento Estratégico Nacional do CNMP – ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público.

Para saber mais sobre o Programa Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, consulte o termo de cooperação técnica entre o MPT e o GMB clicando aqui

Dúvidas e mais informações sobre o programa, encaminhe um email para prt09.oficio24@mpt.mp.br

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009

Conheça nossas redes
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana