Pronto-socorro que recebeu 2,3 milhões de reais em destinações do MPT-PR é inaugurado na Lapa

(Curitiba, 14/4/2023) Os procuradores do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) Inajá Vanderlei dos Santos e Humberto Luiz Mussi de Albuquerque participaram, na tarde desta quinta-feira (13 de abril), da inauguração oficial do novo Pronto-Socorro do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, na Região Metropolitana de Curitiba. O MPT-PR destinou aproximadamente 2,3 milhões de reais para auxiliar na aquisição de equipamentos e no incremento tecnológico da unidade. A verba é resultado de acordos celebrados pela instituição e multas relacionadas a ações civis públicas ajuizadas pelo MPT na Justiça do Trabalho.

“Quando visitei o hospital pela primeira vez, em 2019, encontrei um local visivelmente subutilizado. Hoje, ao ver os equipamentos adquiridos com recursos destinados pelo MPT e saber que todos eles contribuíram para a transformação do hospital, que agora passará a ser uma instituição de portas abertas, a ser utilizada pela população da Lapa e cidades vizinhas, tenho certeza de que os recursos foram bem direcionados, pois servirão para atender as pessoas que mais precisam. A sociedade está sendo efetivamente indenizada pelos danos coletivos causados pelo infrator da lei”, disse o procurador do Trabalho Humberto Albuquerque.

O procurador Inajá dos Santos também exalta o caráter social da destinação: “É muito gratificante ver que os valores das multas originadas em ações civis públicas ajuizadas pelo MPT, justamente para combater o descumprimento das leis trabalhistas, de caráter social, vêm revertendo em prol da população em matéria tão essencial como a preservação da saúde”, afirma.

Referência – A nova unidade é referência para o município e região, onde vivem cerca de 270 mil pessoas, em 13 municípios. O atendimento será, principalmente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A inauguração oficial aconteceu após alguns meses do início do funcionamento do pronto-socorro. O local recebe pacientes desde 16 de janeiro e realizou, até o momento, 1.297 atendimentos.

O novo pronto-socorro do Hospital Regional da Lapa conta com três salas de cirurgia, uma delas para pequenos procedimentos, e outras duas para cirurgias de pequena e média complexidade, além de enfermarias clínica, cirúrgica e de tisiologia, para atendimento de problemas respiratórios. A unidade conta, ainda, com equipamentos de tomografia em funcionamento por 24 horas, raio-x digital, ultrassonografia e dez leitos de UTI.

Histórico – O Hospital Regional da Lapa São Sebastião, inaugurado em 1927, foi a primeira unidade no Brasil construída com dinheiro dos cofres públicos para tratamento da tuberculose. Nos últimos quatro anos, passou por um processo de transformação total de seu perfil assistencial. Em 2019, a unidade estava com 49 leitos ativos, registrando 413 internamentos naquele ano. Para ampliar o atendimento, o Estado transferiu a gestão do hospital ao Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), em 2020 – o que potencializou o atendimento aos pacientes da região em busca de assistência médica durante a pandemia.

De lá pra cá, foram investidos R$ 21 milhões em reformas da unidade, adequações da rede elétrica e nova pintura externa, além da aquisição de novos aparelhos como Raio-X e outros para o Centro Cirúrgico. Hoje, a estrutura conta com 84 leitos, representando um crescimento de 71% nos últimos quatro anos, tendo realizado 1.109 internamentos apenas em 2022.

Inauguração – Além dos procuradores do MPT-PR, participaram da inauguração da nova unidade: o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o deputado federal Beto Preto; o deputado estadual e líder do governo, Hussein Bakri; o deputado estadual Gilberto Ribeiro; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Paraná (TRT-PR), desembargadora Ana Carolina Zaina; o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; além de prefeitos, vereadores e outras autoridades da Lapa e região.

Com informações da Agência Estado de Notícias

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009
Conheça nossas redes
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana