HSBC firma acordo nacional com MPT-PR para regularizar contratos de estágio

A Justiça do Trabalho homologou, na última sexta-feira (20), um acordo entre o Ministério Público do Trabalho no Paraná e o banco HSBC com abrangência nacional.

Segundo o procurador Gláucio Araújo de Oliveira, o acordo foi devido ao desvirtuamento nos contratos de estágio de nível superior realizados pelo banco.

O HSBC deve indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida nos cursos dos estagiários, para orientá-los e supervisioná-los.

Além disso, comprometeu-se a proporcionar atividades práticas na linha de formação dos estudantes, bem como a devida complementação do ensino e da aprendizagem.

Outro compromisso assumido pelo banco é de firmar convênios de estágio com instituições de ensino que acompanhem efetivamente as atividades dos universitários.

Em caso de descumprimento das obrigações, o HSBC deverá pagar multa no valor de R$500 por estagiário encontrado em situação irregular, revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR