Sede da PRT9 fica iluminada de laranja em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher

(Curitiba, 22/11/2022) A fachada da sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em Curitiba, ficará iluminada na cor laranja, até o dia 10 de dezembro, para marcar a adesão do órgão à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

A campanha é uma iniciativa global coordenada pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo a conscientização e o engajamento de indivíduos e organizações na prevenção e na eliminação da violência contra mulheres e meninas, com ênfase na interseccionalidade racial. A iniciativa teve sua primeira edição em 1991, com 23 mulheres ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres.

Os 21 dias de ativismo, como conhecemos no Brasil, tiveram início junto com o cenário internacional de 16 dias: de 25 de novembro (Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher) a 10 de dezembro (Dia Internacional de Direitos Humanos). Mas no Brasil, a inciativa incluiu o dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), por entender que mulheres negras sofrem violência tanto por serem mulheres como pela questão racial.

Programa pelo fim da violência contra a mulher – O MPT está engajado nesta luta há muitos anos. E, há um ano, coordena o Programa Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A inciativa é da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil (GMB).

O programa, apresentado à sociedade em 23 de novembro de 2021, estimula o setor empresarial a aumentar a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade e de violência de gênero atendidas pelo sistema de garantia de direitos. “As mulheres brasileiras merecem apoio para poder superar as situações de violência doméstica. O acesso ao trabalho de qualidade é uma das ajudas mais importantes para esse enfrentamento. Assim, queremos ser parte da solução, fazendo a ponte junto às empresas conscientes e os serviços públicos de proteção à mulher”, afirma a procuradora do MPT-PR Cristiane Sbalqueiro Lopes, uma das coordenadoras do projeto junto com Adriane Reis de Araújo (procuradora regional do Trabalho e coordenadora nacional da Coordigualdade).

Veja aqui a reunião técnica realizada no ano passado para divulgar o Programa Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Prêmio CNMP – A resposta da sociedade ao projeto foi muito positiva. Tanto é assim que foi selecionado como um dos três finalistas na Categoria especial - Equidade de Gênero da 10ª edição do Prêmio CNMP. O prêmio será entregue no dia 30 de novembro, em cerimônia realizada na sede do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília.

Além do prêmio na categoria Equidade, o MPT-PR também é finalista na categoria Diálogo com a Sociedade com o projeto “Conservação e multiplicação de sementes crioulas”.

Instituído pela Resolução n° 94/2013, o Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Saiba mais sobre o prêmio aqui: https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/15875-iniciativas-de-destaque-do-ministerio-publico-brasileiro-serao-premiadas-no-dia-30-de-novembro

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
Telefones: (41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163 / 987430017
E-mail: prt09.ascom@mpt.mp.br
Facebook: https://www.facebook.com/mptpr
Instagram: https://www.instagram.com/mptparana/
Youtube: https://www.youtube.com/mptparana

Atendimento ao trabalhador
(41) 3304-9000 / 3304-9001 / 3304-9009