MPT-PR discute assédio moral em seminário

Na próxima quinta-feira (26), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) promove o seminário “Assédio Moral - Violência no Trabalho e Adoecimento”. O evento acontece em razão do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e conta com as palestras da psicóloga Lis Andrea Pereira Soboll e da procuradora Adriane Reis de Araújo.

De acordo com a médica do trabalho Margarida Barreto, assédio moral é a exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes durante o exercício de sua função, de forma repetitiva. No Paraná, o MPT tem 265 investigações sobre assédio moral, dentre estas, 39 empresas já firmaram termo de compromisso com o órgão para regularizar a conduta.

O seminário dá continuidade à temática da saúde mental, em discussão desde 2011 no Fórum de Proteção do Meio Ambiente do Trabalho do Paraná (FPMAT-PR). Para a procuradora do Trabalho Renée Araujo Machado, existem pessoas que desenvolvem doenças em virtude da coerção exercida pelo chefe. As reações a situações de assédio moral dependem da sensibilidade de cada um. Segundo o médico do trabalho, Elver Moronte, as consequências à saúde do assediado podem ir desde a ansiedade, variações de humor, insegurança até doenças cardíacas, asma, úlceras, enxaquecas.

O evento será realizado pelo MPT-PR, FPMAT-PR, Centro de Estudos do MPT-PR e Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho e é limitado a 200 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo email prt9.cerimonial@mpt.gov.br.

No Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é celebrado em 28 de abril, instituído pela Lei Federal nº 11.121/05.

Lançamento de livro

Na mesma oportunidade, ocorre o lançamento do livro “Assédio Moral Organizacional”, de autoria da procuradora Adriane Araujo, uma das palestrantes. Com uma linguagem acessível, é recomendado para estudantes e profissionais de Direito, Administração, Psicologia e Sociologia.

Conforme a autora, a obra analisa a finalidade da prática do assédio moral organizacional, ou seja, aquele promovido pela própria empresa. “Também identifica circunstâncias em que ele é estimulado para aumentar a produção ou impedir o questionamento de comportamentos internos lícitos ou ilícitos”, afirma.

Serviço

Seminário “Assédio Moral – Violência no Trabalho e Adoecimento”

Data: 26/04/2012, às 14h

Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho no Paraná (Av. Vicente Machado, 84 - Curitiba/PR)

Inscrições: prt9.cerimonial@mpt.gov.br

Gisele Rosso / ASCOM MPT-PR